Você está aqui

Cerest é inaugurado em Vilhena pela Sesau

O município de Vilhena agora recebe mais um reforço na saúde com a inauguração do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (Cerest), com atuação voltada para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção  à saúde dos trabalhadores do Cone Sul, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde pública, como os agravos e doenças relacionadas ao trabalho.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Vilhena, Vivaldo Carneiro, a implantação do Cerest é de esfera regional e servirá como referência. Em Vilhena, o Cerest será uma unidade especializada nas ações de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta será mais uma unidade a compor a Rede Nacional de Atenção a Saúde do Trabalhador (Renast), que hoje conta com 210 unidades habilitadas. Em Rondônia há três centros de referência, um estadual em Porto Velho, um regional em Cacoal e agora outro em Vilhena.

De acordo com o a coordenadora estadual do Cerest, enfermeira do Trabalho, Ana Flora Camargo Gerhardt, esta foi mais uma conquista da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia (Sesau), junto ao Ministério da Saúde.  A indicação para a região de Vilhena, feita pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Rondônia (Fetagro), para a implantação do Cerest, é devido ao agronegócio e a mecanização ali instalada. As ações em Saúde do Trabalhador, contam com a parceria de outros órgãos como, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Emater, MPT e outras instituições que irão compor a rede, garantindo a saúde dos trabalhadores.

A equipe em Vilhena é coordenada pela enfermeira Susiane Bonfim M. Costa, e tem como técnicos a médica-dermatologista, Dyhanne Carrilho, a assistente social Nely Terezinha Gomes, a psicóloga, Edna Mônica Wolpeto, a enfermeira Dalvelena Josefa Pinheiro. Na área administrativa conta com os servidores Nelci Roll do Nascimento, Argeu Domingues e João Lacerda.

Estiveram na solenidade de inauguração a coordenadora estadual do Cerest, Ana Flora Camargo Gerhardt, a secretária de Políticas Públicas Sociais, Ivone Sebastião de Oliveira e Ailton Nunes dos Santos, diretor da Juventude de Ji-Paraná, ambos da Fetagro, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Eliane Ritter, representantes do Cerest de Cacoal, Rosangela Nunes Pereira e José Procópio Alves, e gerentes das Unidades de Saúde em Vilhena.

Ações do CEREST em Vilhena

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilvan Ramos, as ações desenvolvidas pelo Cerest serão: atendimento individualizado aos trabalhadores, através da equipe multiprofissional; promoção de cursos de capacitação e elaboração de material educativo; trabalhos que devem estar articulados aos demais serviços da rede SUS, orientando-os e fornecendo retaguarda às suas práticas, de forma que os agravos a saúde relacionados ao trabalho possam ser atendidos em todos os níveis de atenção, de forma integral.

Texto e foto: Antonia Lima - Sesau.