Você está aqui

SEMUSA e CEREST promovem “Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal através do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador-CEREST, realiza entre os dias 22 e 26 de setembro, o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

O curso visa a efetivação de ações de prevenção e vigilância, visando melhores condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores além de promover o fortalecimento das ações relacionadas à saúde.

Para Ana Flora Camargo Gerhardt, Coordenadora Estadual do CEREST, o curso deve ampliar a qualidade e as ações dos agentes no estado. “Esse curso de capacitação é importante para identificar os processos produtivos causadores de acidentes e doenças no âmbito de trabalho e que visa multiplicar a atuação dos agentes de vigilância”, declarou.

Os Centros de Referência promovem ações por meio de prevenção e tem como objetivo atuar, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

O CEREST funciona através de convênio com a Prefeitura Municipal de Cacoal e atende 16 municípios circunvizinhos. O acompanhamento acontece por agendamento do próprio empresário ou através de denúncias. São utilizados dados técnicos obtidos através dos atendimentos clínicos e das notificações e comunicações de acidente do trabalho, bem como informações provenientes das visitas aos locais, em conjunto com as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental (Vigilância em Saúde do Trabalhador).

SERVIÇO

CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Endereço: Av. Cuiabá nº 2.330 – Centro
Horário de atendimento: 07h às 13h
Telefone: (69) 3907-4059
Email: cerest.cacoal@gmail.com