Você está aqui

Glossário temático da saúde do trabalhador do Mercosul

No desafio da integração regional, a linguagem (oral, escrita; a partir de seu aspecto semiótico, não linguístico) ocupa, por suas características funcionais especiais, um lugar insubstituível na estrutura da inter-relação. Nos espaços técnicos, porém, seu papel como ferramenta de comunicação precisa de uma instância prévia de negociação que permita identificar signos com capacidade de se tornar código coletivo. Esse esforço de identificar significantes e atribuir significados de interpretação unívoca e compreensão comum foi o objeto do debate realizado no grupo da Comissão Intergovernamental de Saúde Ambiental e do Trabalhador (Cisat/Mercosul) para a elaboração deste Glossário Temático sobre Saúde do Trabalhador.

Trabalhou-se em um cenário de múltiplas propostas e foram aprovadas as definições para as quais se estabeleceu relativo consenso nas correspondências lógicas entre o signo abstrato e o conceito a ser definido. Em alguns casos, a existência de concepções diferentes (na maioria das vezes de origem legal) impossibilitou a inclusão de um único verbete; exemplo disso são as definições de acidente de trabalho ou de doença profissional, para as quais se decidiu manter a terminologia de origem, textualmente, como encontrada nas diferentes legislações nacionais. Também surgiram situações em que não foi possível a unificação de critérios no que concerne ao conteúdo e à forma; em alguns casos foram mantidas as definições de mais de um dos países; em outros, foram propostas definições de organizações internacionais mundialmente aceitas como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) etc.

Entre os 200 termos acordados encontram-se algumas referências de patologias que têm origem no trabalho; estas não fazem parte de um conjunto nem representam uma classificação especial, simplesmente foram propostas por terem sido consideradas de interesse para a região. Da mesma forma, para interpretar o enfoque dado a este trabalho, o significante trabalhador deve ser lido como trabalhador e trabalhadora. A partir de uma concepção plural e respeitosa do diverso, pretende-se, com este documento, dispor de ferramenta útil para facilitar a compreensão de textos, contribuir para melhor interpretação do outro na troca de ideias e fortalecer os vínculos entre os países da região. 

Grupo Cisat/Mercosul

Referência bibliográfica: 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Glossário temático da saúde do trabalhador do Mercosul: Comissão Intergovernamental de Saúde Ambiental e do Trabalhador – Cisat. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. 65 p. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/glossario-tematico-saude-trabalhador-mercosul. Acesso em: 7 dez. 2018.