Você está aqui

Sindquímicos: Em audiência pública sobre saúde e segurança no trabalho

Sindquímicos: Em audiência pública sobre saúde e segurança no trabalhoEm razão dos acidentes de trabalho com óbitos ocorridos em sua base de atuação, o Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos solicitou a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego por meio da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Guarulhos a adoção de medidas de prevenção que motivou a realização conjunta de Audiência Pública com empresários do ramo químico e plástico, para tratar da qualidade de suas gestões na saúde e segurança no trabalho. A Audiência promovida nesta terça-feira, dia 23, no Centro Municipal de Educação Adamastor, em Guarulhos/SP, reuniu cerca de 50 empresas do setor químico e focou essencialmente o risco químico na atividade produtiva.

Para Eduardo Halim José do Nascimento, gerente regional do Trabalho e Emprego em Guarulhos, a audiência pública visa a advertência coletiva das empresas do setor químico quanto a sua responsabilidade em propiciar um ambiente seguro de trabalho.

Ao iniciar a sua explanação, Viviane J. Forte, auditora fiscal do Trabalho fez questão de apresentar o cenário preocupante das empresas do ramo químico instaladas em Guarulhos que desde o ano passado já contabilizou seis óbitos, fora os acidentes no ambiente de trabalho. “Em cinco anos o Brasil contabilizou 3 milhões de acidentes/ano, o que equivale um custo de mais de 4% do PIB.  Quanto aos óbitos a maioria deles, ou melhor, cerca de 60% ocorreu no descumprimento das obrigações legais”, alertou.

Viviane apontou os riscos químicos e medidas de controle que podem ser adotadas pelas empresas como ações preventivas de acidentes de trabalho ou até mesmo, evitar doenças profissionais e as decorrentes do trabalho, como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, atendimentos as normas de regulamentações, entre outras.

“A Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Guarulhos está de parabéns pela prontidão e empenho em priorizar a prevenção do acidente de trabalho. Temos que fazer uma reflexão do atual cenário que nos preocupa e muito por termos trabalhadores que não têm sua integridade física resguardada. Lutamos para que este trabalhador retorne vivo para a sua casa e não, morto, como lamentavelmente tem ocorrido”, disse Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

A audiência também contemplou as explanações do Diego Paes Moreira, procurador geral federal, órgão vinculado à Advocacia Geral da União sobre Ações Regressivas e Gabriel Fernando Henning Dill Soares, chefe de auditores de fiscalização de Guarulhos, que explanou sobre as ações dos auditores.

“Pensando na Política Nacional de Saúde do Trabalhador, recém-aprovada pela presidente Dilma Rousseff, podemos promover ações articuladas para redução dos acidentes de trabalho, doenças profissionais e decorrentes do trabalho e eliminação de mortes. A direção do Sindiquímicos está de parabéns pela iniciativa do evento”, falou João Donizeti Scaboli, diretor do departamento da Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR e secretário de Saúde da Força Sindical SP.

O Sindiquímicos esteve representado pelo seu diretor de Saúde, Segurança e Ambiente de Trabalho, Nelson Agostinho de Oliveira; o secretário-geral, Reginaldo Araújo Sena e a advogada, Dra. Maria José Aguiar de Freitas. A Força Sindical SP também esteve representada por seu assessor sindical, Vicente de Souza.

Participaram também da audiência representantes dos sindicatos dos Metalúrgicos, da Borracha, entre outros.

Empresas notificadas

Com uma equipe reduzida de 11 auditores fiscais para atendimento de 12 regiões, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego não consegue atender o número grandioso de demandas, por este motivo, a Gerência Regional de Trabalho e Emprego notificou as empresas presentes no evento a apresentar no prazo de 20 dias, Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, Atestados de saúde ocupacional, Adequações de NR12, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, entre 37 itens.

Por Troad Comunicação & Assessoria.