Você está aqui

Publicação se baseia em metodologia internacional e já está disponível no Portal da Fundacentro

A Fundacentro lançou no final de fevereiro a publicação Avaliação Qualitativa de Riscos Químicos. O material apresenta uma ferramenta para avaliar o risco químico e sugere medidas básicas de controle. Pequenas e médias empresas que utilizam esses produtos são o público alvo. O objetivo é que essas substâncias sejam manuseadas com segurança, e a exposição dos trabalhadores controlada.

Conhecida como International Chemical Control Toolkit – ICCT, a ferramenta de avaliação descrita nessa publicação é resultante da colaboração entre a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a IOHA (International Occupational Hygiene Association) e o HSE (Health and Safety Executive, UK).

“A ferramenta utilizada para fazer a avaliação do risco é baseada no conceito conhecido como control banding e foi desenvolvida para o manuseio de produtos químicos na forma líquida e pó. Tanto a OIT como a OMS reconheceram o potencial desta abordagem de controle e iniciaram um processo para adaptá-la e promovê-la internacionalmente. A Fundacentro, centro colaborador da OMS, assumiu o compromisso de desenvolver o projeto e publicar os manuais”,explica a doutora em química e pesquisadora da Fundacentro, Marcela Gerardo Ribeiro.

A metodologia está dividida em cinco etapas. A primeira delas é a determinação da toxidade do produto. Para tanto, basta consultar o rótulo dele ou a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos). Em seguida, determinam-se a quantidade utilizada, a propagação no ambiente, a medida de controle adequada e as fichas de controle específicas.

“O próprio empregador pode começar o processo. A ferramenta permite a condução da avaliação. Os dados solicitados constam no rótulo do produto, na FISPQ e na própria empresa, pois são dados do processo. É o começo do diagnóstico e se sugerem medidas básicas de controle. Para processos mais complexos e substâncias mais perigosas, essas orientações não bastam”, alerta Marcela Ribeiro.  

A Fundacentro iniciou esse projeto em 2005. Outros dois manuais já foram produzidos. Um com orientações básicas para o controle da exposição a produtos químicos em fundições, e o outro voltado para gráficas. As três publicações adaptam a metodologia internacional à cultura e à legislação local.

“Nosso trabalho foi fazer essas adaptações e verificar se o material podia ser compreendido tanto por trabalhadores quanto por profissionais de SST”, diz Marcela. Ela é autora da obra juntamente com o pesquisador e doutor em química, Walter dos Reis Pedreira Filho, e com a secretária executiva da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO, Elena Elisabeth Riederer.

Para acessar os manuais basta ir até o portal da Fundacentro e clicar em Publicações. O link direto para baixar a nova obra é http://www.fundacentro.gov.br/dominios/CTN/indexPublicacao.asp?D=CTN&Pagina=Publicacoes&?D=CTN&C=2177&menuAberto=196  Os interessados em obter a versão impressa podem entrar em contato com a Biblioteca da Fundacentro pelo e-mail biblioteca@fundacentro.gov.br