Você está aqui

Sessão científica do Cesteh apresenta panorama da silicose

Na quarta-feira (26/2), o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da ENSP realiza a sessão científica Silicose: passado, presente e futuro, com palestra da pneumologista do Ambulatório do Cesteh e especialista em medicina do trabalho, Patricia Canto Ribeiro. A atividade está marcada para às 13 horas, na sala 32 do Cesteh, e é aberta ao público.

A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. A silicose, além de ser a mais antiga e mais grave das doenças pulmonares relacionadas, é também a mais prevalente à inalação de poeiras minerais. É uma fibrose pulmonar nodular causada pela inalação de poeiras contendo partículas finas de sílica livre cristalina que leva de meses a décadas para se manifestar.

A palestra é a primeira de uma série de três sessões científicas realizadas pelo Cesteh nos próximos meses. Na segunda atividade, marcada para dia 2 de abril, o pesquisador do Cesteh, Ary Miranda, falará sobre as Reflexões acerca da situação e dos problemas referentes à crise socioambiental e seus reflexos à saúde humana: uma contribuição a partir do materialismo histórico e dialético. No terceiro e último encontro da série, marcado para 16 de abril, o tema será  as Aplicações da cronobiologia na saúde pública, com palestra da também pesquisadora do Cesteh, Liliane Reis Teixeira.