Você está aqui

Sessão do Cesteh discute cenários da silicose

Nesta quarta-feira (2/10), o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da ENSP realiza a sessão científica Silicose: passado, presente e futuro, com palestra da pneumologista do Ambulatório do Cesteh e especialista em medicina do trabalho, Patricia Canto Ribeiro. A atividade está marcada para às 14 horas, na sala 40 do Cesteh, e é aberta ao público.
 
A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. A silicose, além de ser a mais antiga e mais grave das doenças pulmonares relacionadas, é também a mais prevalente à inalação de poeiras minerais. É uma fibrose pulmonar nodular causada pela inalação de poeiras contendo partículas finas de sílica livre cristalina que leva de meses a décadas para se manifestar.
 
A palestra faz parte de uma série de três sessões científicas realizadas pelo Cesteh. Na primeira atividade, o professor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e ex-aluno de doutorado da ENSP, Arnaldo Couto, falou sobre o temaExposição a analgésicos, vitaminas/suplementação mineral e tinturas/alisamentos de cabelo durante a gestação e o desenvolvimento de leucemia aguda em crianças menores de 2 anos, dia 18 de setembro.

Serviço:

Palestra: Silicose: passado, presente e futuro
Dia 2/10/13 (4ª f.), às 14h, na sala 40 do Cesteh