Você está aqui
Centro desenvolve ação contra o estresse dos trabalhadores da Saúde
Abas primárias
Relacionados
Segundo a psicóloga do trabalho e coordenadora do Cerest, Denise Moreira, o objetivo da ação é possibilitar ao trabalhador a compreender o que o tem levado a perder o controle emocional
O estresse do trabalhador da saúde será o foco das próximas atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió da Secretaria Municipal de Saúde, que ministrará, nas unidades do município, um curso para debater a questão e ajudar os profissionais da área a evitar que esse mal interfira e prejudique sua saúde mental e sua produtividade.
Segundo a psicóloga do trabalho e coordenadora do Cerest, Denise Moreira, o objetivo da ação é possibilitar ao trabalhador, por meio de uma abordagem psicológica, compreender o que o tem levado a perder o controle emocional, reconhecendo os entraves que têm influenciado em sua vida e refletindo acerca do problema, buscando, assim, o equilíbrio em suas ações pessoais e profissionais.
“Já existem pesquisas em que psicólogos perceberam o quanto o estresse pode ser desencadeador de conflitos no ambiente de trabalho. Já estava mais do que na hora de aprofundar a discussão dessa doença – vista de forma banal – junto aos trabalhadores, reforçando os cuidados para que ela seja evitada”, afirma Denise.
Desenvolvidas pela coordenadora e pela psicóloga do trabalho Erivânia Ferreira, as atividades do curso “Trabalhando o Estresse do Trabalhador” são iniciadas com um questionário, seguido de técnicas de conhecimento e dinâmicas de grupo, realizadas com o intuito de os profissionais identificarem o grau de estresse em que se encontram, estimulando a reflexão.
O trabalhador que inicia um processo de irritabilidade, angústia, desinteresse, insegurança e vários sintomas emocionais e físicos precisa estar atento quando esses sintomas começam a aparecer, pois eles sinalizam uma complexidade de sensações, onde o medo e a mudança de humor são frequentes, podendo contaminar o ambiente de trabalho, criando um clima profissional desfavorável e doentio.
“A partir dos conteúdos preventivos aplicados na ação, os funcionários das unidades de saúde terão condições de se autoanalisar, podendo entender a importância da prevenção para sentir-se mais saudável, cooperativo, tranquilo e produtivo no ambiente de trabalho. É fortalecendo a conscientização de que prevenção é o melhor remédio que o Cerest tem garantido mais saúde para o trabalhador dessa área”, ressalta a coordenadora.
- Login ou registre-se para postar comentários
- 6240 leituras