Você está aqui

Saúde do Trabalhador- 8ª Sempat tem início e reúne estudantes, profissionais da área e sindicalistas

O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, abriu oficialmente na noite de quarta-feira (2), no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), a programação da 8ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat) de Sorocaba. Cerca de 150 pessoas, entre estudantes, profissionais da área e sindicalistas, participaram do primeiro dia do evento, que prossegue até domingo (6).

Durante a cerimônia de abertura, Watanabe, que representou o prefeito Vitor Lippi, fez questão de parabenizar toda a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) pela organização do evento. "A Sempat tem como objetivo promover uma reflexão sobre a saúde do trabalhador. Por isso, o empenho da equipe do Cerest ao organizar este evento reflete a importância que o trabalho tem na saúde das pessoas. Temos diante de nós o desafio de reduzir a cada dia o número de ocorrências de acidentes de trabalho. E a atuação do Cerest é fundamental neste sentido", comentou. O vereador Izídio de Brito também integrou a mesa de abertura, representando a Câmara Municipal.

Em seguida, o médico do trabalho, auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e médico sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde, José Carlos do Carmo, iniciou o ciclo de palestras do evento, falando sobre a saúde do trabalhador, acidentes e doenças do trabalho.

Programação

A organização da Sempat é de responsabilidade de uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde e do Cerest, Câmara Municipal, indústrias, instituições de ensino, Conselho Municipal da Saúde (CMS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sindicatos e outros órgãos representantes da classe.

Realizada anualmente desde 2005, a Sempat marca a passagem do Dia do Trabalho, visando estimular a discussão e reflexão da sociedade sobre as questões relacionadas à saúde e à segurança do trabalhador. O evento prossegue até domingo (6), com a realização do tradicional "Pedala Trabalhador".

Nesta quinta-feira (03), a partir das 19h e no mesmo local, será a vez de Evelin Moreno, doutoranda em Enfermagem/Unifesp, mestre em Enfermagem/Unicamp, especialista em Ergonomia/UGF e professora de Educação Física da Faculdade de Educação Física de Sorocaba (Fefiso) proferir uma palestra sobre "O impacto do trabalho noturno e em turnos na Saúde do Trabalhador".

Na sexta-feira (4), o médico do trabalho e médico sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde e pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP, Koshiro Otani, falará sobre o tema "A Saúde do Trabalhador na atenção primária à saúde no SUS", em dois horários: às 9h e às 14h. Ambas as palestras também serão realizadas no auditório da FUA.

As inscrições para as palestras desta quinta e sexta-feira devem ser feitas no local: Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista.

No domingo, dia 6 de maio, haverá mais uma edição do passeio ciclístico "Pedala Trabalhador". A saída será às 8h30 de dois pontos: Carrefour Sônia Maria e Parque Campolim. O ponto de chegada é o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.