Você está aqui
Inscrições para cursos de inverno na ENSP vão até 15/6
Abas primárias
Relacionados
- 1 de 51
- próximo ›
Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Seminário David Capistrano da Costa Filho de Atualização em Saúde e Ambiente, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP. A sétima edição dos Cursos de Inverno acontece no período de 9 a 27 de julho de 2012 e traz 21 disciplinas de curta duração que abordam diferentes aspectos conceituais nessa área temática. As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho e devem ser feitas pelo endereço eletrônico selribeiro@ensp.fiocruz.br.
Os Cursos de Inverno da ENSP têm o objetivo de permitir aos pesquisadores e alunos de diferentes programas de pós-graduação acesso ao que de mais recente vem se produzindo na área de Saúde e Ambiente. A diversidade de temas oferecidos contribuiu para a inscrição de mais de 200 candidatos em cada uma das duas últimas edições.
A cada nova edição o Seminário David Capistrano busca ampliar a abrangência temática dos cursos ofertados em função das necessidades observadas nesse campo de atuação, segundo o coordenador Sergio Koifman. Em 2012, serão oferecidos 21 cursos, dos quais sete são inéditos: Contaminantes químicos ambientais em água de abastecimento público, que analisará a toxicidade dos principais contaminantes da água para consumo humano; Metodologias de avaliação de risco para a exposição humana à contaminação ambiental, que debaterá os métodos de avaliação de risco para saúde humana decorrentes de exposições ambienatais e sua aplicação; Tópicos de biologia molecular aplicada à pesquisa ambiental e ao diagnóstico clinico, onde serão discutidas as principais aplicações da biologia molecular no campo da pesquisa ambiental e clínica; Introdução à toxicologia forense, abordando as bases conceituais e aplicações desse importante campo do conhecimento em expansão; Ecogenotoxicologia e avaliação da qualidade ambiental, que apresentará o debate sobre os danos causados por agentes genotóxicos e os principais testes utilizados atualmente para avaliá-los; e Saúde ambiental infantil, que debaterá os efeitos de diversas exposições ambientais no organismo da criança e como elas podem impactar seu estado de saúde tanto durante a infância como durante a vida adulta.
Entre as novas disciplinas, incluem-se também duas de suporte instrumental às atividades de pesquisa: Construção e validação de instrumentos de coleta de dados (questionários) para a pesquisa em saúde e o curso sobre como Organizar e formatar referências bibliográficas empregando o EndnoteWeb. As aulas valerão créditos acadêmicos no Programa de Pós-Graduação de Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, mas também serão abertos aos alunos de outros programas de pós-graduação, a pesquisadores ou outros profissionais de quaisquer instituições que atendam aos pré-requisitos específicos. A carga horária varia entre 15 e 30 horas (1 a 2 créditos).
Confira a relação dos cursos e docentes
- Agrotóxicos e Seus Impactos sobre a Saúde no Brasil - Armando Meyer (UFRJ)
- Ambiente Saúde e Doença: Aspectos Filosóficos - Elvira Maciel (ENSP)
- Biologia molecular aplicada à pesquisa ambiental e ao diagnóstico clínico - Adriana Sotero Martins (ENSP) e Jesus Pais (ENSP)
- Construção e Validação de Instrumentos de Coleta de Dados (Questionários) para Pesquisa em Saúde - Gina Torres (ENSP) e Beatriz de Oliveira (ENSP)
- Contaminantes Químicos Ambientais em Água de Abastecimento Público - Rubia Kuno (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB)
- Direito Ambiental e Saúde - Anaiza Malharde (Ministério Público)
- Ecogenotoxicidade e avaliação da qualidade ambiental - Gizela Umbuzeiro (UNICAMP)
- Economia, Saúde e Ambiente - Wagner Soares (IBGE)
- Efeitos de Exposições Ambientais no Ciclo de Vida - Sergio Koifman (ENSP)
- Exposições Ambientais e Distúrbios Neurocomportamentais na Infância - Carmen Freire (Uinversidade de Granada) e Cristiane Movaes de Oliveira (UNIRIO)
- Estudos de Fauna para Avaliação da Saúde de Ecossistemas - Salvatore Siciliano (ENSP)
- Genética, Ambiente e Enfermidade - Ilce Feereira da Silva (UFF) e Sabrina Santos (ENSP)
- Introdução à Toxicologia Forense - Sergio Rabello Alves (ENSP)
- Metodologia da Investigação: O Desenho do Projeto - Wiler Baumgartten (ENSP) e Celia Leitão (ENSP)
- Metodologias de avaliação de risco da exposição humana à contaminantes ambientais - Carmen Freire (Universidade de Granada) e Adlaberto Miranda (ENSP)
- Metais no Ambiente e na Saúde Humana: Aspectos Toxicológicos e Avaliação de Exposição - Fernando Barbosa (USP Ribeirão Preto)
- Organizar e formatar referencias bibliográficas empregando o ENDNOTE WEB- Gina Monteiro (ENSP), Jeniffer Dantas (ENSP) e Arnaldo Couto (ENSP)
- Saúde Ambiental Infantil - Sergio Koifman (ENSP)
- Saúde, Ambiente e Comunicação - Maria Ines Rodrigues (ENSP) e Ana Furniel (ENSP)
- Saúde do Trabalhador sob um perspectiva de Saúde Ambiental - René Mendes (UFMG) e Elisabeth Dias (UFMG)
- Vigilância Ambiental: aplicação do Modelo da OMS (Força Motriz, Pressão, Estado/ Situação, Exposição, Efeito e Ação) - Estudo de Casos - Hermano Castro (ENSP)
As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail selribeiro@ensp.fiocruz.br ou pelo telefone (021) 2598-2546. Caso o número de candidatos supere o das vagas, os critérios de seleção ficarão a cargo dos coordenadores das disciplinas.
Unidades territoriais:
- Login ou registre-se para postar comentários
- 5330 leituras