Você está aqui
I Seminário meu trabalho está me enlouquecendo: Intervenções em Saúde Mental do Trabalhador
Abas primárias
O I Seminário Meu Trabalho Está Me Enlouquecendo! pretende construir um espaço para a exposição, análise e intervenções de uma situação que vem aumentando a cada dia: o adoecimento mental dos trabalhadores.
O Brasil apresenta índices de adoecimento psíquico, que ocupam a 3a colocação entre as causas de concessão de benefício previdenciário como auxílio doença e afastamento do trabalho, assim como aposentadoria por invalidez. Uma situação real que precisa ser enfrentada. Não podemos mais oferecer ouvidos surdos a pedidos mudos.
É tempo de aprender a reconhecer a linguagem do sofrimento que não se vê - a dor invisível que corrói, adoece e mata. Momentos como esse podem nos levar a refletir sobre essa situação tão grave, para que possamos corrigir e encontrar caminhos estratégicos repensando o processo de produção e consumo atual que está a serviço do adoecimento. Precisamos fazer parcerias e criar diálogos entre todos os envolvidos, sejam eles trabalhadores ou empregadores, do setor público ou privado. A união de todos os seguimentos é que fortalece e cria oportunidades de mudanças. O pensar coletivo promove a identificação de situações que estão contribuindo para o enfraquecimento da preciosa força de trabalho que alavanca o desenvolvimento sustentável.
Público Alvo:
Profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, profissionais de Recursos Humanos públicos e privados, sindicatos, cipeiros, estudantes e demais interessados.
Benefícios do ambiente de trabalho saldável:
Empregador: Diminuição do absenteísmo; Diminuição dos custos com assistência médica; Melhoria da produtividade; Força de trabalho saudável; Diminuição dos custos gerados pelo afastamento do funcionário e Melhoria do ambiente no local de trabalho.
Trabalhador: Maior flexibilidade nos relacionamentos interpessoais; Melhor resistência ao stress; Maior disposição para a vida e para o trabalho; Flexibilidade para mudança de hábitos rígidos e padrões de conduta; Constante Aprendizado pessoal e profissional e Promoção da saúde mental e física.
Programação
Manhã: Saúde Mental e Trabalho: Qual a Relação?
- 8h Credenciamento
- 8h30 Abertura
- 9h Palestra com Fabiane Konowaluk Santos Machado, Psicóloga do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalho (NEST)
- 9h30 Palestra com Adriana Skamvetsakis, Médica do Trabalho da Fundação Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA)
- 10h às 10h15: Intervalo
- 10h15 Palestra com Margareth Verza Cataluña, Assistente Social da Gerência-Executiva do INSS de Caxias do Sul (GEXCAX)
- 11h Roda de Conversa com Fabiane Konowaluk Santos Machado, Adriana Skamvetsakis e Margareth Verza Cataluña (Mediadora - Tatiane Baggio - Conselheira do CRPRS)
- 12h às 13h30: Intervalo para Almoço
Tarde: Intervenções e Desafios em Saúde Mental do
- 13h30 Palestra com Vanius Corte, Gerente do Ministério do Trabalho e Emprego e Cleusa Maria da Rocha Vieira, Psicóloga do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região
- 14h30 Palestra com Cláudia Magnus, Psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde
- 15h30 às 15h45 : Intervalo
- 15h45 Roda de Conversa com Vanius Corte, Cleusa Maria da Rocha Vieira e Cláudia Magnus (Mediadora - Nilva De Zorzi, Psicóloga do CEREST Serra)
- 17h Encerramento
Local:
Auditório do SINDISERV (Rua Carlos Giesen, 1217 - Bairro Exposição) 6o Andar – Próximo a Prefeitura
Site para inscrições:
Data:
14 de novembro de 2014 - Sexta-feira
Informações no CRP: (54) 3223 7848
- Login ou registre-se para postar comentários
- 5033 leituras