Você está aqui

Estudo sobre acidentes de trabalho é apresentado ao secretário de Saúde

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e a coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Piracicaba, Clarice Bragantini, apresentaram ao secretário de Saúde do município, Pedro Mello, os detalhes do projeto de pesquisa “Acidente de trabalho: da análise sociotécnica à construção de mudanças”, realizado pelo serviço de saúde do trabalhador piracicabano em parceria com instituições acadêmicas.

Além de Clarice, o encontro teve a presença do dr. Rodolfo Andrade Gouveia Vilela, ex-coordenador do Cerest Piracicaba e docente da Faculdade de Saúde Pública da USP, além da dra. Sayuri Maeda, da Escola de Enfermagem da USP, e da socióloga Mara Takahashi, do Cerest Piracicaba.

“Os acidentes de trabalho se constituem no principal agravo à saúde dos trabalhadores no Brasil, uma vez que, os dados oficiais revelam a existência de uma verdadeira epidemia com elevados custos humanos e financeiros para o Estado”, destaca Clarice. Financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o projeto tem vigência de cinco anos.

Um dos objetivos do estudo é aprimorar o Sistema de Vigilância em Acidentes de Trabalho (SIVAT), em operação contínua no Cerest Piracicaba, de forma a integrar os dados da notificação hospitalar com outros bancos de dados de mesma natureza, com vistas à criação de uma sala de informações que forneça indicadores de acidentalidade para orientar órgãos públicos e privados em ações de vigilância por prioridades.

O estudo visa também a implementação de uma metodologia de diagnóstico articulado com intervenções para mudanças de situações perigosas prioritárias, além de investigar a trajetória terapêutica e estimar os custos assistenciais aos acidentados graves e menores de 18 anos para aprimorar a atenção integral a estes agravos na rede SUS.

Durante o encontro, o secretário reiterou o apoio institucional da Secretaria aos pesquisadores e técnicos envolvidos no projeto de pesquisa.