Você está aqui

Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador inicia no norte do estado nesta segunda-feira

A primeira etapa macrorregional da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CNST iniciará nesta segunda-feira, 31, no auditório do Centro Educação La Salle, ás 19h, em Augustinópolis, localizada na região norte do Tocantins. Cerca de 150 pessoas participarão do encontro.

A conferência tem o objetivo de propor diretrizes para implementação da Política Nacional com relação ao trabalhador e acontecerá em abril nas principais regiões do Estado. Com o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado”, a conferência acontecerá por meio de etapas macrorregionais, Estadual e Nacional.

As demais etapas macrorregionais ocorrerão em Araguaína nos dias 03 a 04; Gurupi nos dias 14 a 15; Palmas  dia  23 a 24 de abril. Já a etapa Estadual ocorrerá de 27 a 28 de maio deste ano, na Capital.

Os principais sub-eixos que serão discutidos na conferência são: o desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora.; fortalecer a participação dos trabalhadores, da comunidade  e do controle social nas ações de saúde; efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador  e da Trabalhadora considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; financiamento da Política de Saúde do Trabalhador , nos municípios, estados e união.

A 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é promovida pelo Conselho Estadual de Saúde do Tocantins, Secretaria de Estado da Saúde por meio da Diretoria de Saúde do Trabalhador, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest.

Fonte: Conexão Tocantins, 30/03/2014