Elaboradas pela equipe ou selecionadas em fontes relevantes

Produções científicas e técnicas selecionadas e disponíveis

Verbetes com temas e conceitos revisados por pesquisadores. 

Centros de referência em saúde do trabalhador. 

Dados de territórios, ocupações, atividades econômicas e agravos

Posts de Cerests, técnicos, pesquisadores e outros colaboradores. 

Recurso

A publicação das "Orientações Técnicas para a Vigilância Epidemiológica de Óbitos por Causas Externas Relacionadas ao Trabalho" pelo Ministério da Saúde marca um avanço significativo na abordagem da saúde do trabalhador no Brasil.

Tema

A Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) é instrumento para a identificação e classificação de doenças e agravos direta ou indiretamente relacionados ao trabalho, subsidiando ações de vigilância, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, configurando-se como peça-chave para a elaboração de políticas públicas de saúde do trabalhador.

Recurso

Asfoc e Cebes apresentam o Almanaque da Saúde do Trabalhador, um manifesto de luta em defesa da vida e da saúde que, como se referem com sensibilidade os coordenadores na introdução, procura traduzir a Alma do vasto campo de conhecimento da Saúde do Trabalhador.

Recurso

O livro "Saúde e Segurança no Trabalho no Brasil: Aspectos Institucionais, Sistemas de Informação e Indicadores" oferece uma análise detalhada das estruturas institucionais, sistemas de informação e indicadores relevantes para a área de saúde e segurança do trabalho no Brasil.

Recurso

A obra apresenta uma análise atualizada sobre o estado da arte da Saúde do Trabalhador no Brasil, reunindo contribuições de renomados pesquisadores e especialistas. Eles exploram as significativas mudanças sociais e laborais no contexto brasileiro contemporâneo, abordando os principais dilemas, desafios e perspectivas futuras para o campo da saúde do trabalhador.

Recurso

O Caderno de Atenção Básica nº 41 – Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora compreende parte de um esforço compartilhado entre o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS) e a Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador.

Notícia

Na última segunda-feira (14/08), ocorreu a reativação da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, depois de quase 10 anos sem atividades regulares.

Notícia

Na publicação, o Ministério da Saúde identificou 900 agentes cancerígenos que, se evitados, podem reduzir o risco de adoecimento por câncer no ambiente laboral.

Recurso

Dirigido por Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, o documentário "Carne, Osso" faz um "mergulho no mundo dos frigoríficos brasileiros, marcado por condições precárias, riscos e danos à saúde de seus trabalhadores".

Recurso

A publicação constitui guia essencial para profissionais da saúde, focalizando na correta elaboração do atestado de óbito.

Recurso

As intoxicações por agrotóxicos são processos patológicos caracterizados por desequilíbrio fisiológico com manifestações variadas de acordo com a classe das substâncias, e podem ser apresentadas de forma aguda e crônica, com manifestação de forma leve, moderada ou grave, a depender da quantidade