Elaboradas pela equipe ou selecionadas em fontes relevantes

Produções científicas e técnicas selecionadas e disponíveis

Verbetes com temas e conceitos revisados por pesquisadores. 

Centros de referência em saúde do trabalhador. 

Dados de territórios, ocupações, atividades econômicas e agravos

Posts de Cerests, técnicos, pesquisadores e outros colaboradores. 

Notícia

Foi estendido até dia 25 de janeiro o prazo para inscrições no Curso de Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade presencial, a ser realizado pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Recurso

Intoxicação exógena pode ser definida como um conjunto de efeitos nocivos ao organismo produzidos pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico,  representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam desequilíbrio orgânico.

Notícia

Na publicação, o Ministério da Saúde identificou 900 agentes cancerígenos que, se evitados, podem reduzir o risco de adoecimento por câncer no ambiente laboral.

Notícia

Inovações sem precedentes no mundo do trabalho oferecem “inúmeras oportunidades”, mas os países devem agir para que elas não criem mais desigualdades e incertezas, segundo um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado nesta terça-feira (22).

Recurso

Esta cartilha “MAIS QUE BELEZA! – Um alerta sobre saúde & segurança aos profissionais da beleza”. foi elaborada pela equipe do Cerest, com a participação de interlocutores regionais de Saúde do Trabalhador da região, representantes do GVS, GVE e DRS 14.

Recurso

No desafio da integração regional, a linguagem (oral, escrita; a partir de seu aspecto semiótico, não linguístico) ocupa, por suas características funcionais especiais, um lugar insubstituível na estrutura da inter-relação.

Notícia

O Grupo de Trabalho de Saúde do Trabalhador da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva e Centro de Estudos do Trabalho e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/Fiocruz) promoverão a webconferência Reorganização da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS.

Sobre a plataforma Renast online

 

 

 

 

A plataforma Renast online tem por objetivo disponibilizar ferramentas e incentivar práticas de comunicação, formação permanente, democratização e utilização de informações para apoiar o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).

 

 

 

Comunicação
Monitoramento, organização e divulgação notícias sobre atividades, eventos ou fatos relacionados a temas de interesse do campo da saúde do trabalhador no Brasil

 

 

 

 

Formação
São reunidos, catalogados e disponibilizados recursos educacionais para o auto-aprendizado dos profissionais e trabalhadores e para sua utilização em cursos estruturados.

 

 

 

Informação
O sistema de informação reúne, trata e disponibilizar informações de fontes diversas, organizadas por território, ocupação, atividade econômica e doença, de forma a apoiar a priorização, planejamento e ação em saúde do trabalhador.

 

Além dos conteúdos, o projeto desenvolve ferramentas e práticas de integração pesquisa-ensino-serviço, e trabalho colaborativo utilizando a plataforma da internet, como aplicações de formulários de coleta de dados, ferramentas online de análise de informações, comunidades de prática e ambientes de gestão e trabalho colaborativo.