Você está aqui

CEREST Estadual da Bahia - DIVAST

Abas primárias

Abrangência: 
Estadual
 
 
Telefone: 
(71) 3103-2203
(71) 3103-2204
 
Endereço: 
Rua Pedro Lessa, 123
 
Bairro: 
Canela
 
CEP: 
40 110 050
 

A Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST)/ Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CESAT), vinculada à Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde/SUVISA, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, foi criada há 20 anos para atender as necessidades de assistência e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Ao longo desses anos, o CESAT vem assumido novos papéis, isso tendo em vista as próprias transformações verificadas no mundo do trabalho, o conseqüente surgimento de novas doenças e agravos relacionados ao trabalho, novas demandas e inovações organizacionais no SUS. Assim, tem atuado:

• Na atenção integral à Saúde do Trabalhador - ST, que se traduz em ações de assistência e vigilância de ambientes e processos de trabalho;
• Na produção/apoio a estudos&pesquisa;
• Na analise e divulgação informações em ST;
• No desenvolvimento de recursos humanos e de formação em ST. Enquanto espaço docente-assistencial. Abriga o programa de Residência Médica em parceria com DMPS-FAMED-UFBA e realiza o  curso de especialização em ST em parceria com ISC-UFBA, já na sua 5ª edição;
• Na coordenação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador (ST) e na gestão da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador na Bahia – RENAST-Ba.

Diante do desafio de assumir tais atribuições , a estrutura organizacional da DIVAST/CESAT tem passado por significativas reformulações, desde 2007. Em 2009, avançou-se bastante na sua reorganização interna, em grande parte decorrente do processo de descentralização das ações de saúde na Bahia que demandou um movimento mais profundo de mudanças internas. Assim, desde o 2º semestre de 2009, a DIVAST/CESAT funciona com uma nova estrutura organizacional, além disso, tem discutido sistematicamente novos rumos e diretrizes para fortalecer a saúde do trabalhador na Bahia e o seu processo de descentralização.

 

 

Última atualização

Seg, 18/01/2021 - 12:34