Série Reforma Trabalhista: Rede de Pesquisa em Saúde do Trabalhador

Atualizado em:

segunda-feira, 11 Dezembro, 2017 - 15:47

A série Reforma Trabalhista apresenta um conjunto de textos com contribuição crítica às inúmeras alterações na regulação social do trabalho, aprovadas pela Lei n.º 13.467, de 13 de julho de 2017, vigente desde 11 de novembro de 2017. A série analisa as modificações mais significativas da nova legislação trabalhista e seus efeitos prejudiciais à proteção social e a saúde dos trabalhadores. Cada um dos textos da série procura, em linguagem objetiva e direta, apresentar e problematizar os aspectos centrais de uma ou mais medidas dessa legislação como: contrato de trabalho, jornada de trabalho, salário e remuneração, segurança e saúde do trabalhador, previdência social, organização sindical e Justiça do Trabalho.

A série Reforma Trabalhista é uma obra coletiva. Os artigos resultam da reflexão coletiva entre pesquisadores, professores, estudantes, trabalhadores e profissionais de saúde integrantes ou convidados da Rede de Pesquisa em Saúde do Trabalhador: produção de conhecimento entre trabalhadores, profissionais dos serviços e pesquisadores.  

A expectativa é contribuir para compreensão da reforma trabalhista e auxiliar iniciativas na sociedade de resistência às alterações que rompem com o (parcial e precário) sistema de proteção social dos trabalhadores no Brasil.  

Contato da Rede de Pesquisa:  redepesquisast@gmail.com

Veja as publicações:

  1. Os impactos da reforma trabalhista na proteção social, saúde e organização dos trabalhadores
  2. Contrato de trabalho: prevalência do negociado sobre a lei