Saúde coletiva e saúde pública: diferenças e semelhanças

Os termos Saúde Pública e Saúde Coletiva são facilmente confundidos, uma vez que as diferenças entre eles são muito sutis, mas existentes. E foi sobre esta ótica que o pesquisador da UFBA Jairnilson Paim proferiu a palestra de abertura do ano letivo da ENSP em 2014. A exposição, realizada no dia 26 de março, traçou ainda um histórico da formação da Saúde Coletiva no país, que nasceu junto com o movimento da Reforma Sanitária brasileira. Assista, em vídeo, os melhores momentos da apresentação do professor Paim e acesse, na Biblioteca Multimídia da ENSP, sua exposição completa.

Jairnilson explicou, ao longo de sua aula, que Saúde Pública e Saúde Coletiva nascem de histórias diferentes e que não é apenas uma questão de diferenciação de nomes. Segundo o expositor, é possível definir para os dois campos valores, projetos e compromissos distintos. O professor trouxe ainda os resultados de uma pesquisa realizada com 26 nomes fundadores do campo da Saúde Coletiva e como eles identificam sua organicidade com a Reforma Sanitária nos dias de hoje.

Confira, abaixo, um vídeo com os melhores momentos da apresentação de Jairnilson Paim. No link da Biblioteca Multimídia da ENSP está a apresentação completa (vídeo e texto) do professor.

Fonte: Informe ENSP, 28/03/2014

Apresentação completa de de Jairnilson Paim