Estatísticas de acidentes de trabalho da Previdência Social

Acesse a série histórica de notificações de agravos relacionados ao trabalho na Plataforma RENAST online

Contribuindo com a divulgação de informações estatísticas sobre acidentes do trabalho o Ministério da Previdência Social e o Ministério do Trabalho e Emprego apresentam o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho – AEAT, edição 2009. O AEAT é instrumento essencial de trabalho para os profissionais que desempenham atividades nas áreas de saúde e segurança do trabalhador, assim como pesquisadores e demais pessoas interessadas no tema. 

Neste Anuário são apresentados dados sobre acidentes do trabalho, suas principais conseqüências, os setores de atividades econômicas e a localização geográfica de ocorrência dos eventos. Desta forma, é possível construir um diagnóstico mais preciso acerca da epidemiologia destes acidentes, e propiciar a elaboração de políticas mais eficazes para as áreas relacionadas com o tema. São apresentadas ainda estatísticas sobre acidentes segundo a Classificação Internacional de Doenças – CID mais incidentes por região.

Em função da mudança na metodologia de concessão de benefícios acidentários por parte do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, introduzida a partir de abril de 2007, o AEPS passa a trazer além das informações coletadas pelo INSS por meio da Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT, informações que tem origem nos benefícios de natureza acidentária concedidos pelo INSS. Pela primeira vez os dados coletados dessa fonte contemplam o período de um ano completo.

São publicadas ainda estatísticas básicas sobre acidentes do trabalho nos municípios brasileiros, contemplando os acidentes por motivo e o número de óbitos causados por acidentes do trabalho, o que permite um detalhamento maior sobre a distribuição espacial dos acidentes no país.

O AEAT 2009 também contém um conjunto de indicadores de acidentes do trabalho por setor de atividade e unidade da federação, que permitem mensurar a exposição dos trabalhadores aos níveis de risco inerentes à atividade econômica, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas dos acidentes e seus impactos nas empresas e na vida dos trabalhadores. Esses indicadores subsidiam estudos sobre o tema e o planejamento de ações na área de saúde e segurança do trabalhador. Os sete indicadores aqui propostos não são exaustivos, mas são ferramentas que permitem uma avaliação da evolução temporal dos aspectos de incidência, mortalidade, letalidade e acidentalidade.

Além da publicação impressa, o AEAT 2009 será editado em CD-ROM contendo dois aplicativos, o AEAT InfoLogo (série histórica dos dados) e o AEAT eletrônico. Também é possível obtê-los por meio da Internet, no sítio do Ministério da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br) permitindo o acesso a todos os cidadãos, qualquer que seja sua localização geográfica.

 

Infologo de Acidentes de Trabalho da Previdência Social (ajuda)