Você está aqui

Seminário Para Construção do Plano Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil acontece em Catolé do Rocha

O Governo do Estado da Paraíba  através desses seminários ,para a construção do Plano  busca  estratégias  para executar ações que integram as políticas publicas que combatem  o trabalho infantil  resaltou  Coordenador Adjunto  Ricardo Brindeiro ,o trabalho infantil ainda , é ,aceito culturalmente   e sabemos os efeitos negativos para as crianças e adolescentes resaltou .    

Segundo a Coordenadora Geral  do CEREST Estadual  Celeida Maria Barros Soares avalia que esse ultimo seminário a ser realizado  na IV macro de Catolé do Rocha ,fecha o Ciclo de Seminários realizado o qual os CERESTs participaram ativamente nessa construção ,isso é inovador no Brasil um CEREST não só ter um assento como membros da Comissão responsável pela  elaboração do Plano , bem como anfitriã nas suas macros , e palestrante e coordenador do Eixo Saúde nos quatros Seminários . Os CERESTs Regionais de Patos,Campina Grande e João Pessoa,em  parcerias com o COPETI a Comissão de Elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente,  já realizaram os seus Seminários com a participação de   diversas Instituições  e Municípios ,com isso ,o Governo.do Estado da Paraíba  conclui  o debate nos 223 municípios para a construção do Plano Estadual ,este é um compromisso do governo do Estado ,ela lembra também da importância da mobilização social e da Sociedade Civil finalizou.  A cidade de  Catolé do Rocha recebe nos   dias 26 e 27 setembro o Seminário de Políticas Públicas e Enfrentamento ao Trabalho Infantil .

Celeida  destacou que o III Seminário CEREST/ PB. É uma  atividade que tem por objetivo discutir o Impacto que o Trabalho Infantil  causa na Saúde da Criança e do Adolescente  e o CEREST/PB é o órgão responsável  onde vem desenvolvendo diversas ações tipos:Capacitação, Cursos,Oficinas,Palestras para o publico da Saúde .Os agravos á saúde decorrentes do Trabalho Infanto Juvenil  e poucos visíveis,na medida em que suas sequelas aparecem na vida adulta , assim fica subnotificada  e comprometi o seu desenvolvimento,e crescimento,físico e psicológico ,  um outro ,objetivo e  fortalecer a rede de enfrentamento ao trabalho infantil no Estado  através de  consulta pública do Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. A atividade acontece na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Sítio Cajueiro.

O seminário terá um público de  250 participantes entre profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde, Conselheiro de Direito e Conselheiro Tutelar. Além disso, 40 adolescentes de 14 a 17 anos de idade, de diversas instituições, devem participar da ocasião. Também é esperado a participação   de 40 municípios da macro de Catolé do Rocha.

Inscrições

Para inscrição, basta preencher uma ficha, disponível aqui, e enviar para o email:pbcompeti@gmail.com. Os participantes inscritos devem ser profissionais estratégicos para continuidade da discussão em nível municipal. As inscrições estão reservadas por segmentos, como saúde, educação, assistência social, Conselho de Direitos da Criança, Conselho Tutelar. Caso um segmento não possa ser representado não haverá transferência de inscrição para outro segmento. As inscrições estão abertas até quarta-feira (25).

Cada participante deverá ainda indicar dois grupos de trabalho de sua preferência. Não haverá possibilidades de troca após inscrição. A comissão considerará as opções indicadas na formação dos grupos. Maiores informações sobre inscrições com Rose Veloso, através dos telefones: (83) 8798-0177, (83) 9617 8492; ou pelo    email: pbcompeti@gmail.com.

Promoção

O Seminário de Políticas Públicas e Enfrentamento ao Trabalho Infantil é promovido pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador – CEREST/PB, Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, prefeitura municipal de Catolé do Rocha, Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PB), Comissão de Elaboração do Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (COMPETI/PB) e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI-PB).

A atividade conta com o apoio da Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares da Paraíba (ACONTEPAB) , Coordenadoria da Infância e Adolescência – COINJU-TJ/PB, Polícia Rodoviária Federal (PRT), Rede Margaridas Pró Crianças e Adolescentes (REMAR), Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Saúde – CEREST/PB, Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 13ª. Região, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), UEPB, Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) 13ª Região, Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhor (RENAST) e SUS.

Programação Seminário

1º. Dia – 26 DE SETEMBRO – 5ª feira

08h00 às 09h00 – Credenciamento
09h00 – Mesa de abertura
09h30 – Apresentação Cultural – Arte de Viver - Município de Catolé do Rocha
10h00 – Trabalho Infantil: desconstruindo mitos e conceitos
Palestrante: Dr. Eduardo Varandas – MPT/PRT – 13ª Região
Coordenação: Paulina Maria de Assis Maia – Sec. de Saúde de Catolé do Rocha
10h40 – Políticas Públicas de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Palestrante: Dra. Marcela de Almeida Maia Asfora – MPT/PRT – 13ª Região
11h10 – Debate
12h00 – Almoço

13h30 - I PAINEL: Expressões do Trabalho Infantil e Mecanismos de Intervenções no Campo das Políticas Sociais: O Olhar da Saúde, da Educação e da Assistência Social
COORDENAÇÃO: FEPETI
ASSISTÊNCIA SOCIAL: Mayara Martins Cordeiro-Gerente de Proteção Especial – SEDH
SAÚDE: Celeida Barros – Diretora CEREST – PB
EDUCAÇÃO: Maria Antonia Neta – 8ª Gerência  Regional de Ensino
14H30 – Debate
15h00 – II PAINEL: Por que um Plano Contra o Trabalho Infantil?
COORDENAÇÃO: COMPETI
EXPOSITORA: Senharinha Soares – Assistente Social – UFPB
15h20 – Metodologia do Plano e dos Grupos de Trabalho
EXPOSITORA: Rose Veloso
15H40 –  Grupos de Trabalho (GT)
17h00 – Lanche

27 de setembro de 2013 – 6ª feira – Manhã

08h00 – Retorno aos Grupos de Trabalho
10h00 – Apresentação Cultural – Município Jericó
10h20 - Socialização da Oficina com Adolescentes – Encaminhamentos
10h30 - Plenária para socialização dos GTs
12h00 – Entrega de Certificado
12h30 – Almoço

Programação – Oficina Adolescentes

26 de setembro – 5ª feira -  1º dia

08 às 09h – Acolhida
09h00 – Mesa de abertura do Seminário
09h30 -  Apresentação Cultural – Arte de Viver - Município de Catolé do Rocha
10h00 – Apresentação – Levantamento de Expectativas – Acordo de Convivência
10h30 - Tem direito que não é humano? – Trabalho Infantil e Violação de Direitos Humanos
11h00 - Trabalho Infantil: O que é e que cara tem? (conceito, mitos e tipificação)
11h30 – Trabalho infantil, e eu com isso? – Estratégias de participação e protagonismo infantojuvenil
12h30 – Almoço

13h30 – Políticas Públicas e Enfrentamento ao Trabalho Infantil – Quem poderá nos defender?
15h00 – Socialização
15h30 - Painel Integrado – Grupos de Trabalho por eixos do Plano

27 de setembro – 6ª feira – 2º dia

08h00 – Socialização do painel na oficina
09h00 – Socialização da Oficina no Seminário
09h30 – Estes/as me representam – Eleição d@s porta vozes da oficina
09h50 – Avaliação da oficina
10h00  - Socialização da oficina no seminário – integrando ações.
12h00 – Encerramento – Entrega de Certificados
12h30 - Almoço