Você está aqui

Mafra sedia a II Conferência Macroregional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

A II Conferência Macrorregional sobre Saúde do Trabalhador começou na manhã de ontem, 21 de maio e termina hoje, na UnC campus Mafra no auditório do bloco G.

O evento, que tem como tema, “Saúde do trabalhador, direito de todos e dever do Estado”, abrange gestores e prestadores de serviços, usuários e trabalhadores da saúde, divididos entre os municípios de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Rio Negrinho, Campo Alegre, Canoinhas, Três Barras, Porto União, Bela Vista do toldo, Irineópolis, Major Vieira e São Bento do Sul.

O evento tem por objetivo elaborar propostas para municípios, macrorregiões, Estados e União para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e estabelecer diretrizes para a Política Estadual.

Durante o evento serão trabalhadas quatro oficinas: O desenvolvimento econômico e seus reflexos na saúde do trabalhador(a); Fortalecendo a participação dos trabalhadores(as) nas ações de saúde do trabalhador(a); A efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador(a); Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador(a).

A Conferência está sendo promovida pela Prefeitura de Mafra/Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina.

A enfermeira Luciana Pazon registrou que os 13 municípios estão discutindo propostas para melhoria da saúde do trabalhador na região do Planalto Norte Catarinense.

“Nós sabemos que hoje as atividades econômicas se associam a riscos à saúde e nós não temos muito apoio ainda em relação à Politica Nacional de Saúde do Trabalhador”, disse.

Segundo Luciana, essa política foi instituída recentemente, mas ainda há certa dificuldade no processo de implantação dela não só no Estado de Santa Catarina, mas no Brasil todo.

“É um passo a mais para a valorização do trabalhador e da trabalhadora.

Esperamos que voltemos nosso olhar com saúde a esse público que muitas vezes acaba não sendo contemplado pelo serviço”, afirmou.

Luciana contou que o primeiro dia iniciou com um processo de credenciamento de cerca de 300 pessoas para o evento, e o tema mais abordado foi o desenvolvimento econômico da região e os reflexos dele na saúde do trabalhador.

Falaremos também da participação social dos trabalhadores nas ações de saúde. Hoje aconteceram oficinas durante todo o dia e, ao final da conferência acontecerá uma votação das propostas que foram levantadas nos dois dias de evento