Você está aqui

Gestão e segurança no trabalho tratadas em publicação

A edição 18, número 11, da revista Ciência & Saúde Coletiva – da qual a pesquisadora da ENSP/Fiocruz Maria Cecília Minayo participa como editora-chefe – destaca, em seu editorial, as discussões contemporâneas em torno da finalidade e do sentido da produção de conhecimentos. Redigido pelo pesquisador da ENSP Carlos Minayo, o artigo em questão ressalta que as Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação em todo o mundo vêm questionando o investimento em estudos acadêmicos que não redundem em benefício da sociedade. Além desse trabalho, outros oito artigos dessa edição contam com a participação de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Ainda no editorial, Carlos Minayo ressalta um engajamento, particularmente para os estudos sobre saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, onde uma Política Nacional cobra engajamento da produção científica a favor de condições e processos de trabalho seguros e menos penosos. No âmbito desse campo e dentro da área de saúde coletiva, acompanhando a tendência de aumento da produção científica nacional nos últimos anos, observa-se um crescimento significativo no número de trabalhos publicados, frutos de pesquisas. Sobre esse acervo, o editorial ressalta que é oportuno perguntar (1) em que medida a produção acadêmica responde às demandas explicitas ou implícitas de gestores e planejadores no que concerne às relações saúde-ambiente-trabalho; e (2) qual o grau de integração entre os diversos atores – profissionais de serviços, gestores, pesquisadores, organizações de trabalhadores – na definição de objetos de estudo relevantes frente aos numerosos problemas de saúde dos trabalhadores.

Os artigos publicados nesta edição tratam de temas importantes sobre diversas categorias como: análises das condições trabalho e saúde de catadores de materiais recicláveis; de trabalhadores das termoelétricas; de professores e de trabalhadores com alumínio. Apresenta também um conjunto de artigos sobre vários tipos de agravos que articulam saúde, ambiente e trabalho, em especial, os relacionados à intoxicação por agrotóxico, à poluição provocada por processos produtivos e à biossegurança. Confira, abaixo, a participação da ENSP neste número.

Em Gestão do trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores de termelétricas: um olhar sob o ponto de vista da atividade, Hilka Flavia Saldanha Guida (Petrobras), Jussara Brito (ENSP/Fiocruz) e Denise Alvarez (UFF), apresentam as mudanças na gestão do trabalho de duas termelétricas privadas, após serem adquiridas por uma Empresa de energia de economia mista, e suas implicações na saúde e segurança de seus trabalhadores. O percurso metodológico envolvida no trabalho traz um levantamento bibliográfico sobre o tema, uma análise documental, entrevistas semiestruturadas, observações sistemáticas da atividade e validação dos resultados com os sujeitos da pesquisa.

Já as pesquisadoras da ENSP/Fiocruz Leila Cunha da Silveira e Maria Cristina Rodrigues Guilam, em parceria com Sergio Ricardo de Oliveira (EPSJV/Fiocruz) são responsáveis pelo artigo Psicodinâmica do trabalho na Medicina Nuclear com o Iodo-131. Os autores buscam demonstrar em que medida formas alternativas no processo de trabalho dos profissionais de Medicina Nuclear com o Iodo-131 podem auxiliar no gerenciamento de riscos às radiações ionizantes. Na pesquisa, evidenciou-se o papel defensivo das ideologias da profissão. Os autores discutem ainda os limites dos gerenciamentos de segurança que não consideram a subjetividade e o saber dos trabalhadores.

No trabalho Ampliando o diálogo entre trabalhadores e profissionais de pesquisa: alguns métodos de pesquisa-intervenção para o campo da Saúde do Trabalhador, Tatiana Ramminger (UFF), Milton Raimundo Cidreira de Athayde (Uerj) e Jussara Brito (ENSP/Fiocruz) discutem alguns métodos que enfatizam formas coletivas e compartilhadas de análise das relações que se estabelecem no e com o trabalho, em relação sinérgica com a experiência dos protagonistas do trabalho.

Alen Batista Henriques (UEMG) e Marcelo Firpo Souza Porto (ENSP/Fiocruz) defendem, em A insustentável leveza do alumínio: impactos socioambientais da inserção do Brasil no mercado mundial de alumínio primário, a tese de que a inserção do Brasil no mercado global do alumínio faz parte de uma nova configuração da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), cujas atividades econômicas poluentes e altamente dependentes de energia, como o caso deste metal vêm se deslocando para nações periféricas ou emergentes, onde muitas vezes as legislações são menos austeras, do mesmo modo como são menos influentes os movimentos ambientalistas e as reivindicações das populações atingidas nos territórios afetados em seus direitos à saúde, ao ambiente saudável e à cultura.

No artigo Avaliação de impactos do efluente do tratamento combinado de lixiviado de aterro de resíduos sólidos urbanos e esgoto doméstico sobre a biota aquática, os autores Camille Ferreira Mannarino e João Alberto Ferreira (Uerj) e Josino Costa Moreira e Ana Rosa Linde Arias (ENSP/Fiocruz) monitoraram o impacto do tratamento combinado de lixiviado e esgoto doméstico de uma estação de tratamento operando em escala piloto por processo de lodos ativados, sobre peixes do gênero Tilapia.

Cleber Nascimento do Carmo (UFRJ) e Sandra de Souza Hacon (ENSP/Fiocruz) trazem em Estudos de séries temporais de poluição atmosférica por queimadas e saúde humanaum sumário da literatura existente sobre estimação de efeitos agudos da poluição atmosférica por queimadas na saúde humana nas regiões em que estas estão concentradas em maior número no planeta, utilizando-se abordagem de séries temporais.

No texto Biossegurança no trabalho em frigoríficos: da margem do lucro à margem da segurança, Gabriela Chaves Marra e Telma Abdalla de Oliveira Cardoso (ENSP/Fiocruz), junto com Luciana Hugue de Souza (Centro Universitário Dinâmica das Cataratas) discutem os riscos a que estão sujeitos os profissionais de matadouros-frigoríficos, através de uma revisão integrativa da literatura, considerando o arcabouço conceitual da Biossegurança que contribui para a segurança e saúde dos trabalhadores.

Já o trabalho Clinical use and control of the dispensing of thalidomide in Brasilia-Federal District, Brazil, from 2001 to 2012, Francisco José Roma Paumgartten e Nair Ramos de Souza (ENSP/Fiocruz) relata dados sobre a dispensação e usos clínicos da talidomida no Distrito Federal, quando a nova regulamentação passou a vigorar, e dados sobre a dispensação e uso do medicamento 10 anos antes. Os resultados mostraram que o número de pacientes que usaram talidomida decresceu de 819 em 2001 para 369 em 2011/12.

Confira a íntegra do volume18, número11, da revista Ciência & Saúde Coletiva clicando aqui.