Você está aqui

Garantir o fortalecimento do Controle Social e mobilizar para defesa do SUS

Na 249ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ficou definido avançar no processo de fortalecimento do Controle Social e Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) no ano das comemorações aos 25 anos do SUS. Para tanto, está sendo construída uma Campanha Nacional de Comunicação que começa no mês de outubro e caminha até a construção da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

O povo brasileiro marcou a história SUS e agora os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais tem o aval do povo brasileiro para garantir que o saúde pública terá a segurança de financiamento, por isso fomos ao Congresso Nacional com mais de 2,2 milhões de assinatura para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que garante 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde Pública.

Nessa nova fase de mobilização e participação social é essencial que os Conselhos, entidades, movimentos e centrais sindicais, defendam um SUS PÚBLICO, UNIVERSAL, INTEGRAL e de QUALIDADE. 

O CNS conclama todos, para no período de 5 a 11 de outubro de 2013 (período de comemoração dos 25 anos do SUS, da garantia constitucional da saúde como direito),   mobilize sua comunidade do  campo ou da cidade, que promova ações de pressão ao  seu parlamentar, converse  com seu gestor de saúde,  governadores , prefeitos, secretários de saúde, e diga que você  é FAVORÁVEL ao SUS e que o Projeto 321/2013 precisa ser votado em regime de URGÊNCIA URGENTÍSSIMA no Congresso Nacional.

Programamos uma agenda de mobilização:

AGENDA - CNS

05 a 11/10 - SEMANA DE MOBILIZAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL

05/10 – Ações nos Estados / Municípios

09/10 – Café da Manhã com Parlamentares (250º RO do CNS)
Ações Institucionais CNS / Conselho Nacional do Ministério público – CNMP

11/10 – Oficina com comunicadores

30/10 – Mobilização Nacional em defesa do SUS e fortalecimento do Controle Social (lançamento da campanha)

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br