Você está aqui

FMB participará de Seminário Internacional de Prevenção de Acidentes

Abas primárias

Um dos objetivos é discutir aspectos atuais de pesquisa e políticas públicas de prevenção de acidentes

Entre os dias 26 e 29 de agosto será realizado, em São Paulo, o 1º Seminário Internacional de Análise e Prevenção de Acidentes. O evento está sendo organizado pelo “Fórum de Acidentes do Trabalho: análises, prevenção e aspectos associados”, iniciativa de pesquisa, extensão e educação permanente organizado conjuntamente por docentes da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e da Faculdade de Saúde Pública da USP.

A programação será dividida em duas etapas: a primeira, com duas oficinas destinadas a convidados (pesquisadores e/ou profissionais que atuam em vigilância de acidentes) e a segunda, aberta a todos os interessados, terá mesas redondas e conferências envolvendo a participação de convidados brasileiros e de diversos países.

Os objetivos do Seminário incluem discutir aspectos atuais de pesquisa e políticas públicas de prevenção de acidentes, estimular reflexões visando a renovação de agendas de pesquisa dedicadas ao tema e estreitar laços de cooperação com colegas de outros países.

Além da participação de docentes da área de saúde do trabalhador do Departamento de Saúde Pública da FMB, o evento envolve contribuições de outros professores e alunos de pós-graduação em Saúde Coletiva que apoiam as atividades em andamento. “Nós já encaminhamos ao programa de pós-graduação em Saúde Coletiva proposta de organização de disciplina na modalidade tópicos especiais direcionada à programação do evento. Caso seja aprovada, os alunos que participarem poderão registrar formalmente os créditos equivalentes à carga horária”, explica Ildeberto Muniz de Almeida, o professor Pará, do Departamento de Saúde Pública da FMB. A diretoria da FMB também já formalizou apoio a essa iniciativa.

A participação será gratuita em função de contribuições de instituições parceiras, como o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, de Campinas, e da área de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde. 

Embora a programação oficial ainda não esteja fechada, alguns temas já estão definidos. Entre eles, destacam-se a importância de políticas públicas que abordem acidentes de trabalho com a perspectiva da integralidade da atenção. Em outras palavras, trata-se da necessidade de traçar estratégias e meios capazes de reconhecer impactos de saúde, previdenciários, sociais, jurídicos, de meio ambiente, bem como o adequado esclarecimento de múltiplos fatores técnicos e sociais cuja interação costuma dar origem aos acidentes. Além disso, será discutida a necessidade de se conceder poder ao setor saúde para que este influencie e participe das negociações que tratam das decisões políticas, econômicas e de outras áreas de governo capazes de repercutir na criação de perigos e riscos de acidentes.

A organização do seminário também tem por objetivo destacar como fato político inaceitável a ocorrência anual de milhares de mortes, mutilações, aposentadorias por invalidez em decorrência de acidentes de trabalho. E ainda contribuir para a elaboração de propostas de estratégias e recursos que o estado brasileiro precisa passar a disponibilizar para combater esses desafios.

Outras informações sobre inscrições, programação oficial, local do evento serão divulgadas em momento apropriado, na medida em que forem definidos mais detalhes.

Por Vinicius dos Santos/Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB.

Comentários

Foto de Renast Online
Renast Online

Veja programação preliminar de eventos do Fórum AT para 2014 aqui

Foto de Renast Online
Renast Online
Abertura do seminário com a palestra do professor Ricardo Antunes.