Etapa nacional da 4a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora começa na próxima segunda

Transmissão em tempo real da 4a CNSTT

Clique aqui (suporte somente pelo Internet Explorer)

ou assista mobile (instale o VLC Player para Android ou Apple

Na próxima segunda-feira, dia 15 de dezembro, inicia-se a etapa nacional da 4a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado. Durante os quatro dias da reunião, os mais de 1200 participantes, entre delegados eleitos nos estados, convidados e delegados eleitos pelo pleno do Conselho Nacional de Saúde se debruçarão sobre os desafios da implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A etapa nacional 4a CNSTT culmina os debates que vêm ocorrendo desde janeiro deste ano, nas etapas macrorregionais e estaduais, numa dinâmica de construção coletiva, articulação institucional e popular e de aprofundamento das questões locais, regionais e nacionais. O processo é estratégico para o fortalecimento do controle social e da participação nas ações de saúde do trabalhador, configurando-se instrumento e ao mesmo tempo resultado da  implementação da Política Nacional de Saude do Trabalhador e da Trabalhadora. Em seu conjunto, os debates e deliberações da 4a CNSTT devem contribuir para o avanço dos modelos e práticas, apontar problemas, estratégias e prioridades para a redução dos índices de acidentes e doenças gerados pelo trabalho.

São eixos estruturantes dos debates da Conferência:

  • A intersetorialidade, na perspectiva das ações de desenvolvimento regional, a saúde do trabalhador nos territórios.
  • A participação dos trabalhadores, processo de governança da política de saúde dos trabalhadores, instâncias e processos participativos.
  • A definição da responsabilidade do SUS e sua relação com a saúde do trabalhador na perspectiva intrasetorial e de regionalização de suas ações, articulação com a atenção integral à saúde, a saúde do trabalhador em rede, especialmente com as ações de vigilância em saúde e de regulação.
  • O financiamento das ações e a adequação das condições estruturais do trabalho em saúde e especialmente um dimensionamento e qualificação dos trabalhadores envolvidos diretamente com a PNSTT.

Geordeci Menezes de Souza, coordenador nacional da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, convoca todos os brasileiros e brasileiras para a #4CNSTT

Acesse a documentação da 4a CNSTT aqui