Você está aqui

CEREST Ubá realiza o 1º Fórum do Trabalhador e da Trabalhadora da Região de Saúde de Ubá e Muriaé

Aconteceu no dia 30 de Abril, na sede do Sindicato dos Marceneiros de Ubá, o Primeiro Fórum do Trabalhador e da Trabalhadora da Região da Saúde de Ubá e Muriaé, o encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Saúde, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST/Ubá. Participaram do evento, representantes dos mais de vinte municípios da região da saúde, gestores e usuários trabalhadores em geral.

Durante o encontro, a pernambucana Lindinere Ferreira (Enfermeira do Trabalho, Servidora do Ministério da Saúde, Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST Estadual/PE, Diretora da Central Única dos Trabalhadores - CUT/PE e CUT Nacional e Diretora de Políticas Sociais do Sindicato dos Servidores Federais de PE – SINDSEP/PE), falou sobre o tema Controle Social em Saúde do Trabalhador – Papel da CIST e Sub-eixos. A palestrante após um breve resgate histórico das relações de trabalho, abordou as relações entre a intersetorialidade e Integralidade, os perfis epidemiológicos de acordo com o ramo de atividade dos trabalhadores da região, passando por temas como saúde da mulher, condições de trabalho versus atenção básica à saúde e a implementação da Política de Saúde do Trabalhador visando reduzir acidentes e mortes por acidente de trabalho.

Após a palestra, abriu-se para o debate onde informações relevantes e precisas foram discutidas com os participantes.

Na ocasião, foram eleitos os delegados que participarão nos dias 8, 9 e 10 de Maio, da Conferência Macro Regional em Juiz de Fora, que antecede a Quarta Conferência Nacional. O diretor da Gerência Regional da Saúde de Ubá, Franklin Leandro Neto, falou sobre a importância da participação na conferência Macro Regional e coordenou juntamente com a Presidente do Conselho Municipal da Saúde de Ubá – Sandra Regina Kilesse e o Secretário Municipal da Saúde - Thiago de Castro, a eleição dos mesmos.