Você está aqui

CEREST de Petrolina participa de semana internacional de prevenção acidentes de trabalho

Dando continuidade a Semana Internacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina (CEREST), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou de mais uma palestra que orientou os trabalhadores do comércio de frios e supermercado de Petrolina sobre a importância da prevenção e promoção à saúde.

O evento, que aconteceu na manhã desta terça-feira (16) no Supermercado Econômico, em Petrolina, contou com a presença de funcionários e técnicos que trabalham no estabelecimento comercial.

Para a coordenadora do CEREST, Maria do Carmo Araújo, os trabalhadores de supermercados são constantemente expostos às doenças oriundas de causas trabalhistas. “Pessoas que trabalham nas câmaras frias, com levantamento de caixas, subindo e descendo escadas, e que são expostas a movimentos repetitivos são públicos vulneráveis a adquirir doenças no trabalho”, afirmou.

A sanitarista e fisioterapeuta, convidada do CEREST para o evento, Gilma Soares, falou sobre a necessidade de se criar rotinas e práticas saudáveis no ambiente de trabalho. “A pratica da ginástica laboral e atividades ergométricas possibilitam que o trabalhador do comércio possa estar consciente da importância de hábitos saudáveis, como alongamentos musculares, alimentação balanceada, e exercícios físicos antes das jornadas de trabalho”, concluiu.

O coordenador do programa Academias das Cidades, Alexandre Matos, explica a importância de levar a prática dos exercícios físicos para além do ambiente de trabalho. “A prática de atividades físicas no dia a dia contribui para a redução do peso corporal, melhoria da qualidade do sono, sensação de bem-estar, níveis normais de colesterol, triglicérides, glicemia e pressão arterial, além da diminuição das chances de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, câncer, além de outros benefícios” enfatizou

O CEREST de Petrolina é uma unidade especializada na área de Saúde do trabalhador vinculado a Rede Nacional de atenção integral a Saúde do Trabalhador (RENAST). Presta uma assistência especializada aos trabalhadores com doença ocupacionais e acidente de trabalho, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, atuando na promoção, proteção e recuperação e reabilitação dos agravos à saúde.

Para a estoquista e vendedora do supermercado, Camila Castro, a participação dos profissionais do CEREST mostra o compromisso com o trabalhador dos diversos setores do comércio. “É importante a presença dos profissionais do CEREST, pois podemos contar com uma unidade especializada na atenção a saúde de quem trabalha em Petrolina, além de contarmos com uma equipe de profissionais habilitada e preparada”, afirmou.

Texto por: Aurilio Marcos.