Você está aqui

30º Encontro Presencial do Fórum de Acidentes de Trabalho: conferências com Michel Llory

Michel Llory é um dos grandes especialistas mundiais em análise de acidentes com trabalhos. Depois de estudar engenharia, passou 27 anos no Centre de Recherches d’Electricité de France, onde criou e geriu um departamento de pesquisa sobre grandes riscos, acidentes industriais, causas humanas desastres e formas de prevenção.

Buscando maior independência de pensamento e atuação, criou sua própria empresa de consultoria em 1993, onde realizou pesquisas, investigações de campo, relativas às condições de trabalho e organização que garantam a melhor segurança possível. É autor de dois livros neste domínio e um terceiro que eu levou com a realização Montmayeul René, que trabalhou comigo no Centro de Pesquisa do FED.

Llory estára no Brasil no mês que vem proferindo palestras em Piracicaba, São Paulo e Rio de Janeiro. Veja a programação abaixo.

Entender o Trabalho para prevenir Acidentes

Acidentes de trabalho continuam acontecendo com impactos sobre a Saúde dos Trabalhadores, meio ambiente, gerações futuras dentre outros. Como entender a persistência desses eventos num mundo marcado por avanços tecnológicos e melhorias em sistemas de gestão? Será que os responsáveis por políticas públicas e gestão de sistemas sócio técnico e ambientais, os trabalhadores e as comunidades expostos a riscos estão aprendendo com as lições de desastres passados? E com os acidentes do cotidiano que continuam matando e mutilando milhares de trabalhadores todos os anos de modo praticamente invisível para a sociedade? Como fazer face à situação em que a velocidade de criação de riscos é muito maior que aquela da evolução de novas estratégias de prevenção e controle e em que impactos dos eventos ultrapassam de muito os muros das empresas atingindo comunidades e ecossistemas inclusive à distância. Estamos preparados para os riscos da exploração do pré-sal? E daqueles associados às obras do programa de aceleração do crescimento, da copa do mundo e outras sabidamente atrasadas e que são alvo de pressões nacionais e internacionais exigindo intensificação de ritmos com diminuição ou relaxamento de cuidados preventivos? Michel Llory, especialista francês em segurança industrial, pesquisador aposentado e ex diretor de pesquisa da Eletricité de France (EDF) é convidado especial do Fórum de Acidentes do Trabalho para debater esses assuntos. Ele trará sua contribuição em quatro conferências seguidas de debates com a autoridade de quem produziu obras de referência, estudos, pesquisas e reflexões sobre os principais acidentes industriais das últimas décadas (Three Mile Island, Bhopal, Challenger, Chernobyll, Golfo do México, Fukushima).

Analisando esses acidentes Llory destacou contribuições de aspectos como: a falta de comunicação no interior das organizações; a desvalorização do saber prático dos operadores em especial daqueles que já apontavam a existência de avisos de vulnerabilidade do sistema; a crença exagerada na idéia de que a segurança dependeria do respeito às regras e da multiplicação de procedimentos; a perda de oportunidades para exploração do potencial revelador embutido em acidentes e incidentes. Em seus trabalhos ele critica duramente o paradigma tradicional e seus limites face aos desafios atuais da gestão de SSTA. Para Llory, a situação atual é marcada pela estagnação da segurança e “clima de relações tensas, de suspeição, de grave degradação das condições em que seriam necessárias práticas de cooperação, de solidariedade técnica e de comunicação entre indivíduos e grupos”. Entre os fatores que explicam essa estagnação ele relaciona: A ausência de debates; a prevalência do paradigma do erro; a resistência das chefias às análises de acidentes que revelem como suas origens estão associadas a decisões estratégicas relacionadas ao aumento da produtividade e da rentabilidade e; a persistência de uma cultura de engenharia centrada na tecnologia, na técnica ignorando fenômenos humanos e organizacionais e submetida à pressão quase permanente de planos, da urgência, da obsessão por números, pelo quantitativo e pelos mitos da eficácia e do imediatismo acompanhados de profunda desconfiança contra a reflexão coletiva e a autocrítica.

Em seu trabalho Llory propõe novos caminhos para a gestão de segurança. Suas ideias precisam ser conhecidas e debatidas. Não perca essa oportunidade.

Programação:

25/06 -  Piracicaba: O Paradigma organizacional e a gestão da segurança industrial

Auditório da FUMEP, Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560, Piracicaba

Horário: 8:30 a 12:30

26/06 -  Faculdade de Saúde Pública da USP: Por que o conhecimento dos acidentes e catástrofes é essencial para a segurança e prevenção

Faculdade de Saúde Pública, USP. Auditório João Yunes. Av. Dr. Arnaldo 715, Cerqueira Cesar SP. SP

Horário: 8:30 a 12:30

27/06 -  Fundacentro São Paulo: A importância fundamental da metodologia. A abordagem clínica das organizações

Auditório FUNDACENTRO, SP. Rua Capote Valente, 710 Pinheiros SP. SP

Horário: 14:00 a 17:00

29/06 -  Fundacentro Rio de Janeiro: O Acidente e a organização do trabalho. Desafios para a gestão e prevenção

Edifício do TRT. Av. Pres. Antonio Carlos 251, Centro, Rio de Janeiro. RJ.

Horário: 8:30 a 12:30

 

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas com antecedência no site: www.fundacentro.gov.br

No site vá em eventos > calendário > selecione junho e SP ou RJ  > faça sua inscrição nas conferências que deseja participar (vagas limitadas)

Informações: Serviços de Eventos – FUNDACENTRO

Fone: 11. 30666323 / 6116 ; Email: sev@fundacentro.gov.br

 

Organização: Fórum de Acidentes do Trabalho. Apoios: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP; Pró Reitoria de Extensão UNESP; CNPq; CEREST Piracicaba;  FUNDACENTRO, CEREST Estadual SP; Gerencia Regional do Min. do Trabalho e Emprego de Piracicaba; Ministério Público do Trabalho da 15ª Região; FUNDACENTRO; CGSAT. SVS. MS; Associação dos Magistrados AMATRA SP (2ª Região); Escola Judicial do TRT 2ª Região.

 

Textos de apoio e mais informações sobre o fórum disponíveis na página do Fórum: http://www.moodle.fmb.unesp.br/course/view.php?id=52

Parte do encontro será transmitido ao vivo pelo IPTV.USP e pela Fundacentro. Posteriormente, os vídeos serão disponibilizados no IPTV.USP, e no canal Youtube do Fórum: http://www.youtube.com/forumacidentes

 

Conheça mais sobre Michel Llory em http://www.michel-llory.com/

Acesse trechos do livro Acidentes Industriais: o custo do silêncio de Michel Llory no site da Fundacentro.