Você está aqui

1ª Mostra de experiências bem-sucedidas em Vigilância em Saúde do Espírito Santo

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, convida a todos os técnicos da área de Vigilância em Saúde das esferas municipal e estadual a participarem da 1ª Mostra de Experiências bem-sucedidas em Vigilância em Saúde do Espírito Santo - Expoviges.

O evento tem como objetivos promover o debate e diálogo sobre temas importantes em Vigilância em Saúde; Difundir as experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelos municípios e estado no que tange as áreas prioritárias da Vigilância em Saúde no Espírito Santo; Premiar, por meio de sua Mostra Competitiva, os profissionais e os serviços de saúde do estado que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde relevantes para a Saúde Pública.
A Mostra Competitiva da 1ª Expoviges será realizada no período de 27 e 28 de setembro de 2012, em Vitória/Vila Velha (ES) e as inscrições de trabalhos poderão ser feitas a partir do dia 18 de junho (datas a confirmar).

São contempladas duas modalidades de participação, a saber:

Modalidade I (Áreas 1 a 10 em Anexo) - Para inscrição das experiências bem sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS no âmbito municipal que contribuíram para o aprimoramento das ações de Vigilância em Saúde; e

Modalidade II (Área 12 em Anexo) - Para a inscrição dos profissionais de saúde que atuam no SUS e desenvolveram experiências bem sucedidas no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, Superintendências Regionais, Centros de Referências, Hospitais próprios, que contribuíram para o aprimoramento das ações de Vigilância em Saúde.

Os trabalhos inscritos deverão relatar experiências bem-sucedidas referentes ao período de 2010 até a data da publicação do edital e ser relativas às 12 áreas conforme o anexo.

A apresentação da experiência deverá conter: título; resumo estruturado; introdução; objetivos; descrição das técnicas, métodos ou processos de trabalho; principais resultados alcançados; conclusões e recomendações para a Saúde Pública. Receberá premiação a iniciativa mais votada em cada uma das 12 áreas.

Contamos com ampla participação dos técnicos dos municípios e estado no evento, enviando suas experiências. Em breve divulgaremos o edital da mostra competitiva, bem como a confirmação da data e local.

Atenciosamente,
Pedro Benevenuto Junior
Gerente de Vigilância em Saúde
Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo

Exmº. Sr.
Secretário Municipal de Saúde

Exmº. Sr.
Gerente da Vigilância em Saúde Municipal

ANEXO

Área 1: Saúde Ambiental e do Trabalhador

Temas:

a. Vigilância da qualidade da água para a prevenção e controle de doenças de veiculação hídrica; ou
b. Vigilância em saúde do trabalhador.

Área 2: Integração das Ações de Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde

Tema:

a. Integração com a atenção básica.

Área 3: Controle da Dengue

Tema:

a. Vigilância, prevenção e controle da dengue com ênfase no trabalho de campo ou na redução da letalidade da doença.

Área 4: Gestão da informação em saúde.

Temas:

a. Metodologias de qualificação da informação nos Sistema de informação em saúde;
b. Inovação na difusão da informação em saúde.
c. O geoprocessamento como estratégia geográfica de atuação no território.

Área 5: Doenças não Transmissíveis e Promoção da Saúde

Temas:

a. Vigilância dos fatores de risco das doenças e agravos não transmissíveis; ou
b. Implementação de ações de Promoção da Saúde.

Área 6: Doenças Negligenciadas

Temas:

a. Vigilância, prevenção e controle de doenças negligenciadas, com ênfase em tuberculose, hanseníase, malária, esquistossomose, tracoma, leishmaniose e doença de chagas.

Área 7: Eliminação e Controle das Doenças Imunopreveníveis

Temas:

a. Melhoria das coberturas vacinais; ou
b. Estratégias de eliminação e controle das doenças imunopreveníveis.

Área 8: Redução da Mortalidade Materno-infantil

a. Estratégias para melhoria no atendimento durante o pré e pós parto e durante o parto.

Área 9: Vigilância Sanitária

a. Redução da clandestinidade, automedicação e uso de agrotóxico;
b. Implementação de ações de Controle social; ou
c. Estratégias de gestão (avaliação e monitoramento).

Área 10: Investigações de Surtos Conduzidas pela Esfera Municipal do SUS

Área 11: Resultados Obtidos por Meio dos Projetos de Intervenção Apresentados ao Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde da SESA

a. Experiências resultantes dos Projetos de intervenção que foram apresentados as Instituições de Ensino como requisitos para obtenção de título de Especialista em Atenção Primária a Saúde e que foram implantados com êxito.

Área 12: Experiências Bem Sucedidas no Âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo que Contribuíram para o Aprimoramento das Ações de Vigilância em Saúde