Você está aqui

Toledo tem alta incidência de trabalhadores com LER

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) afeta milhares de trabalhadores anuamente. Na região Oeste, em especial em Toledo, a doença do trabalho tem alta incidência devido ao elevado número de pessoas em atividades de risco, como nas indústrias da alimentação. Com objetivo de discutir sobre a patologia e incentivar a prevenção, um evento marcará o Dia Internacional do Combate à LER na cidade.

Conforme explica o presidente da Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (AP LER), Laerson Vidal Matias, a LER é uma conjunto de doenças que tem causa no trabalho e entre vários agravos na saúde do trabalhador, é o mais frequente. “Até mais do que os acidentes típicos de trabalho, pois é a principal causa de afastamentos, redução da capacidade de trabalho e até auxílios doença e aposentadoria por invalidez pelo INSS”.

A doença é caracterizada por lesões nos sistemas músculo-esquelético e nervoso causadas por tarefas repetitivas, esforços vigorosos, vibrações, compressão mecânica ou posições desagradáveis por longos períodos. A Ler é um tipo de Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT).

Matias revela que a região Oeste possui números alarmantes da doença. “23% da mão de obra formal é ocupada pelos trabalhadores de frigoríficos, e grande parte acaba sendo vitimada pelo processo de trabalho”, explica ao revelar que o longo tempo de exposição aos fatores causadores da LER resulta em lesões. Ele revela que em Toledo há 500 trabalhadores associados à entidade, sendo que todos eles apresentam problemas graves, ou seja, a doença já avançada.

DEBATE

A associação está organizando um debate sobre o tema no dia 28, às 19h no mini-auditório da Unioeste em Toledo. Com o tema: Degradação anunciada do trabalho em frigoríficos no Oeste do Paraná, o evento é aberto ao público e gratuito.

“Teremos como palestrantes Fernando M. Heck, mestre em geografia pela Unesp e Vagner J. Moreira, doutor em História Social pela UFU e professor da Unioeste”, salienta ao revelar que eles contextualizarão a doença, com números oficiais e discutirão sobre as consequências, formas de prevenção, tratamento, entre outros detalhes sobre o tema.