Você está aqui

SMS capacita agentes de vigilância em Saúde do Trabalhador

Termina nesta sexta-feira (25) o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest). O evento, que acontece desde segunda-feira (21), é uma parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Centro desenvolve ações de melhoria nas condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. A Regional abrange 65 cidades e nesta edição do curso participaram representantes de sindicatos e técnicos da Vigilância Sanitária de sete municípios: João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Rio Tinto e Sobrado.

O curso tem por objetivo qualificar os participantes para promover a saúde e a prevenção dos acidentes, agravos e doenças relacionadas ao trabalho nos diversos processos produtivos.

Carmen Almeida, psicóloga do serviço, ressaltou a importância em capacitar os agentes que estão mais próximos ao trabalhador. “A partir do momento que qualificamos esses profissionais, conseguimos ampliar as nossas ações de vigilância e assim melhorar as condições de trabalho. Ganha o serviço e ganham os trabalhadores que são beneficiados pelas ações,” enfatizou.

“Geralmente nos preocupamos em cuidar do trabalhador apenas quando ele se encontra doente, mas o curso reforça a importância do trabalho preventivo e de estarmos sempre vigilantes. Aprendemos na teoria e na prática”, destaca o participante Jacinto Vitório, do Sindicato dos Comerciários de João Pessoa.

Durante a capacitação, os técnicos realizaram inspeções em estabelecimentos comerciais e em canteiros de obras. Um relatório será elaborado e as empresas serão notificadas a corrigirem as possíveis falhas encontradas.

O curso será oferecido para uma nova turma, entre os dias 25 e 29 de agosto, na sede do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na Rua Alberto de Brito, s/n, no bairro de Jaguaribe.

Cerest – O Centro capacita a rede de serviços de saúde; assessora a realização de convênios de cooperação técnica; subsidia a formulação de políticas públicas e apoia a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender a acidentes de trabalho e agravos, dentre outras.

Inscrição para segunda turma:
Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador
Dias: 25 a 29 de agosto (2ª turma)
Local: Sede do Cerest Regional João Pessoa
Endereço: Rua Alberto de Brito, sn – Jaguaribe / Cais Jaguaribe
Informações: (83) 3218-7114 ou 3214-3219 / cerestmacrojp@gmail.com