Você está aqui

Inscrições abertas para cursos a distância da ENSP

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) está com mais de 8 mil vagas disponíveis para cursos na modalidade a distância. As inscrições para as 41 vagas do curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana são voltadas para os Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) dos municípios paulistas de Indaiatuba, Cruzeiro e Franco da Rocha. Já o curso livre nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde (Quali Conselhos), composto de momentos presenciais e a distância, apresenta 8 mil vagas. O curso é dirigido para conselheiros municipais e estaduais de saúde de todo o país indicados pelos respectivos conselhos em que atuam.

Curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, na modalidade a distância

O curso foi desenvolvido pela ENSP, em parceria com a área técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/SVS), visando à formação de profissionais para apoiar a implementação das ações de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador.

As vagas abertas neste edital foram demandadas pelos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Indaiatuba, Cruzeiro e Franco da Rocha e acordadas pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo, que aprova a implementação do Projeto de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador.

O objetivo do curso é qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o processo produtivo como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental.

  • Inscrições para Indaiatuba (1 vaga): até 25/1
  • Inscrições para Cruzeiro (20 vagas) e Franco da Rocha (20 vagas): até 15/2
Acesse aqui o edital de seleção e suas retificações.

Qualificação de Conselhos de Saúde (Quali Conselhos)

O objetivo do curso é orientar a prática técnico-política dos conselhos de saúde no Brasil, por meio da qualificação de seus conselheiros em temas como participação social e democracia, gestão e financiamento, intersetorialidade e redes. Poderão se inscrever os conselheiros municipais e estaduais de saúde que estiverem no exercício de suas funções e forem indicados pelo respectivo conselho de saúde em que atuam.

A indicação dos conselheiros deverá respeitar a proporcionalidade legal existente entre os segmentos do conselho (usuários, gestores, trabalhadores e prestadores), assim como a proporcionalidade existente no segmento de usuários, de forma a garantir a equidade de representação. A carga horária é 116 horas, sendo 80 horas realizadas a distância e 36 horas de forma presencial.

Inscrições: até 8/2

Acesse aqui o edital de seleção e suas retificações.