Você está aqui

Inscrições abertas para capacitação em Saúde do Trabalhador

Nos dias 29 e 30 de novembro, a Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Copas), realizará a primeira Capacitação Complementar Estadual em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária. Coordenadores e técnicos da atenção primária dos municípios e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) regionais participarão da capacitação, que será no Hotel Plaza Praia Suítes, em Fortaleza, das 8 às 17h30min.

As inscrições online ocorrem até o dia 22 de novembro e serão validadas após o recebimento da carta de anuência do gestor municipal de saúde. O resultado da validação será publicado no site da Sesa, no dia 23 de novembro. “Esperamos que essa capacitação possibilite a ressignificação da Saúde do Trabalhador na Atenção Primária, de modo a fortalecer a Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no Estado”, ressalta Mariana Gomes, assessora técnica do Núcleo de Atenção Primária da Sesa.

O Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS Ceará) é uma estratégia de reorganização do Modelo de Atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios. O QualificaAPSUS Ceará já realizou oficinas de capacitação complementar em Saúde Bucal, Saúde Mental, Assistência Farmacêutica e Pessoa Idosa, além de facilitadores regionais e qualificação de tutores, formando 1.356 multiplicadores regionais. O objetivo dessas oficinas é capacitar profissionais para atuarem como facilitadores nas 22 Regiões de Saúde do Estado.

De acordo com Mariana Gomes, com a oficina de capacitação complementar em Saúde do Trabalhador, espera-se a construção de uma rede de apoio para os profissionais da Atenção Primária à Saúde. “Considerando a humanização do trabalho em saúde e a democratização das relações de trabalho, mapeamento dos fatores de riscos para a saúde presentes nos ambientes e processos de trabalho da Unidade Básica de Saúde, elaboração do plano de implantação e/ ou implementação de ações de saúde e segurança para o trabalhador da saúde na Atenção Primária”, conclui.

Informações, formulário de inscrição e carta de anuência
Serviço:
Oficina de Capacitação Complementar Estadual em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária
Dias: 29 e 30 de novembro de 2018
Horário: 8 às 17h30
Local: Hotel Plaza Praia Suítes – Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema