Você está aqui

Conferências regionais de saúde do trabalhador ocorrem até maio

Estão definidas as datas das nove Conferências Regionais de Saúde do Ceará. Os eventos acontecem nos meses de março, abril e maio e reúnem os 184 municípios cearenses. Estas ações  são uma preparatória para a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja a temática central é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e dever do Estado”, que ocorrerá em Fortaleza, no mês de junho.

O objetivo é elaborar propostas para cada município, macrorregião, Estado e União para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Isso considerando os processos produtivos nos municípios e a situação de saúde dos trabalhadores formais e informais, rurais ou urbanos.

Ao todo as conferências regionais devem reunir 1.804 representantes, sendo estes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço da saúde. Após os eventos serão eleitos um total de 352 delegados para a Conferência Estadual. Esta terá a participação de 448 pessoas, sendo 96 convidados e 352 delegados.

O eixo de discussão principal das etapas regionais e estadual é a “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. Durante as conferências os participantes devem debater também os quatro eixos que norteiam a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerá em dezembro, em Brasília.

Integram os eixos norteadores os seguintes temas: O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; A efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e da intersetorialidade nas três esferas de governo; e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, Estados e União.

A 1ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora realizada em Caucaia, no último dia 20, teve a participação de 220 representantes de 14 municípios que integram tanto a 2ª quanto a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES),  de Caucaia e Itapipoca, respectivamente. Foram eleitos 36 delegados para etapa estadual.

Cada evento é fruto das parcerias entre as Secretarias Municipais de Saúde, CRES e Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A realização é dos Conselhos Municipais de Saúde, com apoio do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau).