Você está aqui

Ipea e ABDI lançam rede de pesquisa sobre mercado de trabalho

O evento será nesta quarta-feira, dia 24, às 19h, na sede do Ipea, em Brasília

Quais serão os profissionais mais disputados no mercado de trabalho nos próximos anos? Como garantir que a oferta de cursos de formação e qualificação profissional forme esses profissionais no tempo necessário ao ritmo do desenvolvimento do país? Para responder questões como essas e ajudar os formuladores de políticas públicas de formação, qualificação e emprego a planejarem suas ações, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançarão na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed.BNDES/Ipea), nesta quarta-feira, dia 24, a Rede de Pesquisa: Formação de Mercado de Trabalho. O evento começará às 19h, com transmissão ao vivo pelo Portal Ipea.

A rede, que não possui mecanismo formal de adesão e está aberta a novos interessados, é um grupo de colaboração entre instituições de pesquisa, governo e setor privado para investigar as necessidades de recursos humanos qualificados no Brasil no curto, médio e longo prazos. “O objetivo principal é promover o intercâmbio técnico-científico e a produção de dados e análises para o planejamento das políticas de formação e emprego, em especial no âmbito do Plano Brasil Maior”, destaca a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Leal.

A mesa de abertura terá a presença de Marcelo Neri, presidente do Ipea, Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI, Marco Antônio Oliveira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Nelson Fujimoto, secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (SI/MDIC), Rodolfo Torelly, secretário de Políticas Públicas de Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai.

A rede apoiará o trabalho da coordenação sistêmica de formação e qualificação profissional do Plano Brasil Maior no enfrentamento do desafio de impulsionar a qualificação de nível técnico e superior, com particular ênfase nas engenharias. Nos dias 25 e 26, o evento continua no auditório do 16° andar do Ipea com debates, que serão transmitidos por videoconferência para a representação do Instituto no Rio de Janeiro (Av. Pres. Antônio Carlos, 51, Centro). É necessária a confirmação de presença até quarta-feira, dia 24, pelo e-mail: marina.oliveira@abdi.com.br
Confira a programação completa.