Você está aqui

Cerest recebe homenagem do Tribunal Regional do Trabalho

Centro teve reconhecidas as ações em prol da saúde dos trabalhadores usuários do SUS

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Distrito Federal recebeu, em solenidade nesta quinta-feira (31), uma comenda da Ordem do Mérito de Dom Bosco, destinado a agraciar, a cada dois anos, cidadãos e instituições que tenham prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho e, em especial, ao regional, que tem jurisdição sobre o Distrito Federal e o Estado do Tocantins.

O evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho, 10ª Região. A Ordem do Mérito de Dom Bosco compreende cinco graus: Grande-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O Cerest foi agraciado com o grau Grande Oficial, junto com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.

"A indicação para receber esta homenagem parte dos desembargadores do TRT e fomos indicados por um deles", conta a diretora do Cerest, Cláudia Magalhães. "Fazemos parte de um grupo intersetorial, que é nacional, e cada tribunal regional tem um desses. Esse grupo é para organizar ações sobre o trabalho saudável, além de iniciativas de prevenção, promoção e educativas, e isso coincide com nosso papel", completa.

EXEMPLO - O Cerest, vinculado à Secretaria de Saúde, desenvolve ações que envolvam a saúde de qualquer trabalhador usuário do SUS. Entre as ações estão inspeção de ambiente de trabalho e investigação de óbitos de trabalhadores, atividades educativas tanto para trabalhadores quanto para empregadores e organização da ação junto à rede de saúde.

"Hoje, não sabemos se o usuário que entra no SUS está ali em razão de algum acidente de trabalho. Diante disso, criamos dois campos obrigatórios no prontuário eletrônico, um indicando a ocupação do paciente e outro para responder se teve acidente de trabalho ou não. Vamos começar a avaliar agora esses dados", conta Cláudia. A equipe da Cerest também faz a busca ativa de pacientes, dentro das emergências dos hospitais públicos da rede.

Com o trabalho desenvolvido, o Cerest-DF alcançou, em 2016, 99% das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e ultrapassou 200% das metas do Plano de Saúde do Distrito Federal. "Até agosto deste ano, chegamos a 86% das metas do Ministério da Saúde", ressalta Cláudia Magalhães.

HISTÓRICO - A comenda Ordem do Mérito de Dom Bosco foi instituída em 11 de setembro de 1991 pela Resolução Administrativa nº 34, de 1991, quando o TRT10 completou dez anos instalação.
Os agraciados são pessoas, instituições ou entidades que se tornaram dignas de gratidão e admiração da Justiça do Trabalho, especialmente da 10ª Região. Com a homenagem, a Corte quer mostrar que o agraciado é um exemplo à sociedade brasiliense. A solenidade pública, inclusive, acontece sempre no dia 31 de agosto, porque nessa a data que Dom Bosco teve seu sonho profético em relação a Brasília.

Confira as fotos.