Você está aqui

Ministérios divulgam lista de substâncias cancerígenas

Os ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde e da Previdência Social divulgaram hoje (8) a Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (Linach), que vai servir de base para a formulação de políticas públicas, principalmente na área de saúde do trabalhador. A portaria interministerial foi publicada no Diário Oficial da União.

As substâncias foram divididas em três grupos: carcinogênicos para humanos, provavelmente carcinogênicos para humanos e possivelmente carcinogênicos para humanos. A Linach deverá ser atualizada semestralmente.

A medida faz parte das ações da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, sancionada em 2011, e que estão descritas no Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Ele é dividido em tarefas de curto, médio e longo prazos e está de acordo com a convenção da Organização Internacional do Trabalho. A Linach foi organizada levando em conta estudos científicos existentes e a lista de agentes cancerígenos da Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde.

Por Andreia Verdélio.

Comentários

Foto de Renast Online
Renast Online

Para auxiliar no processo de notificação do Câncer Relacionado ao Trabalho no SINAN, o GEPEC  já capacitou profissionais dos CEREST, Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Registros de Câncer do Estado do Ceará em 2014, Sergipe em 2013, Rio Grande do Norte em 2013 e município de Londrina em 2011. No estado do Ceará 09 multiplicadores no método de capacitação em serviço foram treinados e já replicaram o curso para 140 profissionais. 

A equipe segue disponível para futuras capacitações.

Coordenação do Grupo de Ensino e Pesquisa em Epidemiologia do Câncer - GEPEC/RJ
UERJ - Rua São Francisco Xavier 524/sala 1207, Bloco D - Maracanã - RJ - 20550-090
Fone: 55 21 2334 0063 Ramal 213 ou 211    
E.mail: gepec.rj@gmail.com