Você está aqui

Humaniza-SUS: Programa de Formação em Saúde do Trabalhador

O Programa de Formação em Saúde e Trabalho (PFST) apresenta-se como um dispositivo da PNH que tem como objetivo promover um espaço de formação fundado no diálogo permanente. No diálogo entre os diferentes trabalhadores e no diálogo entre os distintos saberes. Saberes da experiência, produzidos pelos trabalhadores no serviço cotidianamente e os saberes formais, provenientes da academia, por exemplo. Como podemos construir coletivamente modos de fazer isso no concreto das experiências, nos serviços?

Pensar essa questão juntos é a direção que esta proposta de formação pretende seguir, de modo que possamos incorporar ao nosso fazer cotidiano, isso que estamos chamando de análise coletiva do trabalho. Essa direção que aponta para um maior diálogo dos saberes (experiência e conceito) no PFST pode potencializar um trabalho nos serviços do SUS mais saudável e produzir
momentos de aprendizagem coletiva, uma vez que permitem a construção de ferramentas de análise das condições geradoras de sofrimento e adoecimento. Este caderno de textos se constitui como uma ferramenta, ou melhor, como uma caixa de ferramentas conceituais que se propõe a ser uma força a mais na criação de um terreno comum (uma política pública em nome e ação) onde possamos dialogar e pensar relações menos adoecedoras. Ferramentas que devem ser compartilhadas, discutidas e transformadas coletivamente. Como e quando usá-las dependerá de nossa capacidade coletiva de habitar esse terreno comum a partir de nossas experiências (e desafios) regionais.

Referência bibliográfica: 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Programa de formação em saúde do trabalhador. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011. [43] p. (Série B. Textos Básicos de Saúde). ISBN 978-85-334-1838-7. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/humaniza-sus-programa-formacao-saude-trabalhador. Acesso em: 4 dez. 2018.