Você está aqui

SVS lança primeiro capítulo de publicação sobre diagnóstico e tratamento das intoxicações por agrotóxicos

O texto aborda estratégias de prevenção e ressalta o papel da vigilância em saúde, com o intuito de reduzir os agravos decorrentes da exposição a esses produtos

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) acaba de lançar o primeiro capítulo das “Diretrizes Brasileiras para o Diagnóstico e Tratamento das Intoxicações por Agrotóxicos”. A publicação tem como propósito prover informações aos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento e acompanhamento de pacientes vítimas de exposição aguda a agrotóxicos. O capítulo aborda estratégias de prevenção e ressalta o papel da vigilância em saúde nesse processo, com o intuito de reduzir os agravos decorrentes da exposição a esses produtos. Por fim, essa obra concretiza o compromisso do Ministério da Saúde, por meio de sua equipe técnica e de todos os colaboradores, com a provisão de uma assistência de qualidade aos usuários dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento do SUS.

O documento pode ser acessado na íntegra em: 

http://conitec.gov.br/images/Protocolos/Protocolo_Uso/DiretizesNacionais_IntoxicacaoAgrotoxico_Capitulo1.pdf

Ainda com relação às “Diretrizes Brasileiras para o Diagnóstico e Tratamento das Intoxicações por Agrotóxicos”, encontra-se em consulta pública o segundo capítulo, intitulado “Intoxicação por agrotóxicos inibidores de colinesterase”. Ele pode ser acessado no sítio eletrônico da CONITEC:

http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas

As contribuições podem ser feitas por meio do seguinte endereço:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=42658

Por Núcleo de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde
Atendimento à imprensa - (61) 3315.3580