Você está aqui
Ministérios divulgam lista de substâncias cancerígenas
Abas primárias
Relacionados
Os ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde e da Previdência Social divulgaram hoje (8) a Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (Linach), que vai servir de base para a formulação de políticas públicas, principalmente na área de saúde do trabalhador. A portaria interministerial foi publicada no Diário Oficial da União.
As substâncias foram divididas em três grupos: carcinogênicos para humanos, provavelmente carcinogênicos para humanos e possivelmente carcinogênicos para humanos. A Linach deverá ser atualizada semestralmente.
A medida faz parte das ações da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, sancionada em 2011, e que estão descritas no Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Ele é dividido em tarefas de curto, médio e longo prazos e está de acordo com a convenção da Organização Internacional do Trabalho. A Linach foi organizada levando em conta estudos científicos existentes e a lista de agentes cancerígenos da Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde.
Por Andreia Verdélio.
- Login ou registre-se para postar comentários
- 4274 leituras
Comentários
Para auxiliar no processo de notificação do Câncer Relacionado ao Trabalho no SINAN, o GEPEC já capacitou profissionais dos CEREST, Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Registros de Câncer do Estado do Ceará em 2014, Sergipe em 2013, Rio Grande do Norte em 2013 e município de Londrina em 2011. No estado do Ceará 09 multiplicadores no método de capacitação em serviço foram treinados e já replicaram o curso para 140 profissionais.
A equipe segue disponível para futuras capacitações.
Coordenação do Grupo de Ensino e Pesquisa em Epidemiologia do Câncer - GEPEC/RJ
UERJ - Rua São Francisco Xavier 524/sala 1207, Bloco D - Maracanã - RJ - 20550-090
Fone: 55 21 2334 0063 Ramal 213 ou 211
E.mail: gepec.rj@gmail.com