Você está aqui

Cerest articula ações para melhorar condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Estado do Amapá é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem como foco o bem-estar e a saúde do trabalhador. Por isso, realiza visitas e palestras com orientações sobre a saúde no ambiente de trabalho.

Quem, por exemplo, passa em média 8 horas por dia no ambiente de trabalho corre o risco de adquirir problemas de saúde, as chamadas doenças ocupacionais, ou seja, aquelas ligadas diretamente à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido intensamente.

Uma das funções do Cerest é, justamente, descobrir e tratar essas doenças que, em muitos casos, chegam até a impossibilitar o funcionário de trabalhar, mas também orientar e prevenir para que as doenças não ocorram, melhorando, assim, as condições de trabalho.

"O Cerest tem o objetivo de qualificar o profissional para que ele se proteja. Discutimos melhorias de trabalho quando somos solicitados por órgãos públicos e privados em qualquer área. A política de saúde do trabalhador engloba trabalhadores públicos, privados, autônomos, indústrias e todo o setor produtivo. Onde há trabalhador a gente investe", ressalta a gerente Assunção Rocha.

O Cerest também atua de frente nos casos de assédio moral, trabalho infantil, acidentes de trabalho, saúde mental e outras doenças como o estresse ocupacional. O trabalhador que precisar de apoio, nesses casos, pode recorrer à instituição. O Centro é aberto a toda a comunidade.

"Temos a parte da biossegurança, com trabalho voltado para profissionais que atuam com material biológico e outras formas de acidente do trabalho como na área da construção civil, da educação, mas nosso foco é a saúde do trabalhador garantindo a proteção dele no manuseio do seu material de trabalho", comentou.

Além de palestras e ações de qualificação, o Cerest também desenvolve dinâmicas voltadas à promoção da saúde do trabalhador, como programas de ginástica laboral e sessões de relaxamento, uma das atividades físicas mais indicadas, hoje, que proporcionam bem-estar, diversão e alívio das tensões diárias. O Cerest incentiva as empresas no Amapá a adotarem medidas como essas, que melhoram o desempenho do funcionário e ajudam a melhorar a produção da empresa.

 

Estrutura do Cerest

 
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador atua desde 2004 com a função de articular ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado.

O Cerest conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo e odontológo.

Atualmente, o Amapá conta com dois Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. O estadual, em Macapá, na Avenida Ernestino Borges, 380, no Centro; e o regional, em Santana, na Avenida Salvador Diniz, 1512, centro.