Você está aqui

Cerest amplia rede e melhora saúde do trabalhador no Estado

Unidades estão prontas para desenvolver as ações de Saúde do Trabalhador

Trabalhadores dos municípios de Picos e Uruçuí que precisam de atendimento de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, assistência jurídica, ortopedia, entre outros serviços, em breve serão beneficiados com unidades do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Em Picos, a Unidade Regional do Cerest já está funcionando e será oficialmente inaugurada no mês de abril, já a de Uruçuí estará pronta ainda no primeiro semestre deste ano e deve atender aproximadamente 45 mil habitantes dos cinco municípios que compõem aquela macroregião: Antônio Almeida, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí.

Atualmente, o Piauí conta com uma unidade do Cerest estadual em Teresina e unidades regionais nos municípios de Parnaíba e Bom Jesus.

Os postos do Cerest estão prontos para desenvolver as ações de Saúde do Trabalhador em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Um exemplo é o trabalhador da área da construção civil, Valdenicio Sousa, 41 anos, que depois de cair e fraturar o osso da perna está sendo atendido pela equipe do Centro, realizando sessões de fisioterapia, “Estou muito satisfeito com o atendimento que estou recebendo, e me recuperando muito bem, graças aos profissionais e toda a equipe do Cerest”, relata.

De acordo com o coordenador de Saúde do Trabalhador no Estado, Neylon Araújo Silva, o objetivo do Centro é realizar ações preventivas de saúde que antecedem as ações de assistência e reabilitação do Trabalhador. “O Cerest realiza fiscalizações e inspeções nos postos de trabalho, desenvolve projetos de vacinação dos trabalhadores, prevenção e promoção de saúde, faz campanha e palestras sobre o agrotóxico e informa aos trabalhadores sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, afirma.

Ainda segundo o coordenador, a instituição também trabalha com profissionais da educação que desenvolvem atividades com os professores da rede pública sobre saúde vocal. O órgão também mantém ainda um quadro de técnicos de enfermagem e uma sala de vacina aberta ao público, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Aquisição de veículos novos
O Cerest do Piauí está vinculado à Vigilância Sanitária do Estado, e está adquirindo através da Secretaria da Saúde (Sesapi) quatro veículos para melhorar o atendimento aos trabalhadores em todo o Estado.

Os recursos financeiros para execução de suas ações são provenientes do Fundo Nacional de Saúde, repassados ao Fundo Estadual de Saúde. Após a aprovação, cada Cerest recebe um incentivo financeiro para implantação no valor de R$ 50 mil destinados à adequação do prédio e aquisição de equipamentos e R$ 30 mil mensais para manutenção e desenvolvimento das ações.