Você está aqui

Câmara Hoje [17/09/2014] 13h discute uso de agrotóxicos no Brasil

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras ouve nesta quarta-feira o depoimento do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Ele está preso no Paraná e fez acordo de delação premiada, em que teria citado autoridades envolvidas em desvio de recursos da empresa. A denúncia foi publicada pela revista Veja, na semana passada. Durante toda a viagem e estada no Congresso, Costa será escoltado pela Polícia Federal, não deverá ser algemado e poderá contar com assistência de advogado durante o depoimento.

Agrotóxicos

Você sabia que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo? Mas até que ponto o consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos pode afetar a saúde de quem consome? Para debater o assunto, o Câmara Hoje ouviu César Koppe Grisólia, professor do Departamento de Genética e Morfologia da Universidade de Brasília.

O uso de agrotóxicos não afeta apenas a saúde de quem consome. O número de trabalhadores nas produções agrícolas com intoxicações agudas dobrou em cinco anos.

A Câmara analisa projetos de lei com o objetivo de limitar a utilização desses produtos. Por outro lado, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), cobra rapidez na regularização de novos agrotóxicos por parte dos órgãos públicos. Segundo ela, uma empresa americana que conseguiu registrar um produto nos Estados Unidos rapidamente está há seis anos tentando registrar o mesmo produto no Brasil.

Por Lincoln Macário.