Você está aqui

ABRASCO lança segunda parte do dossiê que alerta sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros na Rio+20

A segunda parte do Dossiê, que terá como tema “Agrotóxicos, Saúde e Sustentabilidade”, será lançada no dia 16 de junho, das 14h ás 16h, na Tenda 1, na "Cúpula dos Povos" durante a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável na Rio+20, (Aterro do Flamengo, acesso pela Rua Silveira Martins). Veja a programação do Espaço Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.

Para Fernando Carneiro, integrante do GT Saúde e Ambiente da ABRASCO e coordenador da equipe que trabalha desenvolvimeno do dossiê, "Às vésperas da Cúpula dos Povos, evento da Rio + 20, e após os 50 anos do lançamento da “Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson - um dos mais importantes livros que mudaram o curso das políticas ambientais nos EUA, ao denunciar a extensa contaminação por agrotóxicos que existia naquele país -, agora é o Brasil que ocupa o lugar de maior consumidor de agrotóxicos do planeta. É hora de garantirmos espaço na agenda política e financeira do SUS para viabilizar a estruturação da Vigilância, Atenção e Promoção da Saúde relacionada à questão dos agrotóxicos, articulada a políticas de incentivo à agroecologia. Caso contrário, estaremos contribuindo para que o futuro das próximas gerações esteja ameaçado pela exposição cada vez mais acentuada a esses biocidas", alerta o pesquisador.

A primeira parte do Dossiê “Agrotóxicos, Segurança Alimentar e Saúde” foi lançada no dia 29 de abril no World Nutrition Rio 2012 , no Rio de Janeiro. O Dossiê tem como objetivo sensibilizar, por meio de evidências científicas, as autoridades públicas nacionais e internacionais para a construção de políticas públicas que possam proteger e promover a saúde humana e dos ecossistemas impactados por esses produtos químicos (leia a matéria sobre o lançamento da primeira parte do dossiê, clicando aqui.

O dossiê sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros é um documento aberto, em constante construção. Participe através do Fórum aberto no nosso site contribuindo com textos teóricos, metodológicos, resultados de estudos, evidências de impactos, desafios e propostas!

Confira o vídeo com em que o presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini, e Fernando Carneiro, coordenador do dossiê, falam sobre a elaboração do documento e seus objetivos.

Clique no link a seguir e assista "o veneno está na mesa", de Silvio Tendler, documentário que ilustra muitas das questões abordadas no dossiê.