Você está aqui

LUTA PELO ACESSO A MEDICAMENTOS: UM DIREITO FUNDAMENTAL / DIA DO PSICÓLOGO – 27 DE AGOSTO

Foto de Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador SES-GO

Com satisfação apresentamos nesta edição, o texto da farmacêutica Márcia Regina, onde a autora relata a luta pelo acesso aos medicamentos, direito fundamental garantido pelo Constituição Federal de 1988 e os desafios da caminhada rumo à concretização deste direto a Saúde, ao pensar uma vida digna, com presença de bem-estar físico e mental.

Expõe a problemática do crescimento exponencial do fenômeno da judicialização da saúde, sobretudo no que se refere as questões relacionadas a medicamentos, que segunda autora, pode contribuir na fragilização da política de medicamentos e Assistência Farmacêutica no SUS.

No segundo texto, as psicólogas Elise e Ana Flávia, contextualizam a regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil, pela Lei nº 4.119/1962 e os sessenta anos da construção desta história. O Estado de Goiás foi contemplado com o primeiro curso de Psicologia há 49 anos, atualmente há mais de 425.968 no Brasil e 12.508 em Goiás, onde o nosso Estado é o 11º com maior número de psicólogos do País (CFP, 2022), fazendo a história desta tão estimada e competente profissão.

Trazem ainda, questionamentos sobre “as novas metodologias” no campo da saúde mental e o compromisso ético do psicólogo em fundamentar a sua atuação em referências teóricos e técnicos reconhecidos cientificamente.