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EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE QUALIDADE NA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, AMBIENTAL E DE SAÚDE DO TRABALHADOR / RUMORES DE ACIDENTES DE TRABALHO NA MÍDIA

Abas primárias

Foto de Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador SES-GO

A coordenadora de Garantia da Qualidade da SES-GO, mestre em Gestão Industrial e Tecnologia Farmacêutica, farmacêutica Aparecida Gomes dos Santos Lousa, registra a valorosa experiência da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, na Superintendência de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás, favorecendo o planejamento dos processos, visando estabilidade e confiabilidade de operações de gestão, na busca contínua de melhorias e desenvolvimento de trabalho.

O Sistema de Gestão da Qualidade procura fortalecer as ações da instituição, ofertando serviços à população que favoreçam segurança sanitária, tendo o objetivo de diminuir e prevenir riscos à saúde.

O analista em saúde do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás, fisioterapeuta Renato Barbosa Tristão, abrilhanta esta edição com o texto Rumores de Acidente de Trabalho. Ao definir o acidente de trabalho como evento súbito e inesperado, capaz de causar prejuízos ao trabalhador, o autor contextualiza a importância de acompanhar a ocorrência desses acidentes, nos meios de comunicação, ressaltando o papel estratégico dessa prática para subsidiar ações preventivas, de vigilância e de proteção à saúde do trabalhador.

O monitoramento, realizado pelo CEREST Estadual de Goiás, consiste na busca de notícias em sites, portais e jornais de circulação eletrônica do estado.  Os fatos noticiados, identificados como rumores nos serviços de vigilância, são monitorados seguindo a proposta da Vigilância Baseada em Eventos (VBE).