Formação em Cidadania Para Saúde

Ao todo, nove volumes da Série “Cidadania para a Saúde: Temas fundamentais para a Reforma Sanitária” já estão disponíveis para download. Além dos livros digitais é possível visualizar as vídeo aulas correspondentes.

A Série faz parte do Projeto “Formação em Cidadania para Saúde: Temas Fundamentais da Reforma Sanitária” e aborda assuntos difíceis e muito caros para a Reforma Sanitária. O intuito é fortalecer e ascender os debates.

Jairnilson Silva Paim assina o primeiro volume da série, “A Reforma Sanitária Brasileira e o Cebes”, corrigindo um equívoco: ela não se associa à proposta do Sistema Único de Saúde; é muito maior. O autor traça um paralelo entre o movimento da Reforma e a história do Cebes – este enquanto instituição mobilizadora e à frente das discussões nas décadas de 70 e 80.

“Capitalismo e Saúde”, de Roberto Passos Nogueira e Rogério Miranda Gomes; “Questão Agrária e Saúde”, de Guilherme Delgado; “Políticas Sociais e de Saúde”, de Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato; “Desenvolvimento, Trabalho, Saúde e Meio Ambiente”, de Anamaria Testa Tambellini e Ary Carvalho de Miranda; “SUS, Política Pública de Estado: seu desenvolvimento instituído e instituinte, o direito sanitário, a governabilidade e a busca de saídas“, de Nelson Rodrigues dos Santos; “Trabalho em saúde“, de Luiz Carlos Cecílio e Francisco Lacaz; “Democracia participativa e controle social em saúde“, de Ana Maria Costa e Natália Vieira; “Atenção Primária à Saúde: seletiva ou coordenadora dos cuidados“, de Ligia Giovanella; e “Diversidade cultural e saúde“, de Paulo Amarante e Ana Maria Costa, são os volumes subsequentes ao livro de Paim.

Ao todo, serão 10 volumes disponíveis para download e consulta. O sexto volume ainda está em revisão, porém sua vídeo aula já pode ser assistida. Acesse as vídeo-aulas e os livros digitais por aqui.

Fonte: CEBES, 21/11/2014