Você está aqui

NOTA TÉCNICA: SURTO NO FRIGORÍFICO MINERVA FOODS – PLANTA DE ROLIM DE MOURA/RO

Foto de Cerest Regional de Cacoal

Venho por meio desta, informar a Vossa Senhoria que o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional Cacoal realizou as providências cabíveis quanto ao surto ocorrido no dia 25/08/2017, no frigorífico MINERVA FOODS, localizado na RO 010, km 14, zona rural. A equipe de autoridades sanitárias deslocou-se até o hospital Municipal de Rolim de Moura no dia 28/08/2017, onde se verificou a presença de 04 funcionários do frigorífico na enfermaria em observação médica, realizou entrevistas com esses funcionários que relataram sintomas semelhantes uns com os outros, que são dor abdominal, diarreia, náuseas, vômito, alguns referem sentir dores de cabeça. Conversamos com a equipe de enfermagem do hospital que relata ter realizado atendimento de mais de 200 trabalhadores do frigorifico até as 22:45 horas do dia 25/08/2017, e os trabalhadores que estavam em observação na enfermaria, haviam chegado naquela manhã, o número de funcionários atendidos no total, ainda não havia sido contabilizado, pois alguns estavam em retorno.

A equipe de autoridade sanitária do CEREST realizou reunião no frigorífico com a presença da Vigilância Sanitária Estadual e municipal de Rolim de Moura, juntamente com a gerente industrial e gerente de produção do frigorífico, onde esclarecemos alguns pontos, e buscamos saber as providências tomadas pela empresa até então, visando averiguar o motivo do surto. Até o momento não se tem um parecer técnico definitivo, pois foram feitos exames com amostras de alimentos servidos na empresa durante os dias 24 e 25/08 em laboratório particular e a empresa aguarda a chegada destes resultados para melhor  esclarecimento do fato ocorrido aos órgãos responsáveis e a sociedade. Segundo a empresa, aplicou ainda, questionário de alimentos ingeridos durante os dois dias a cada funcionário, buscando identificar, se houve intoxicação alimentar e qual possível alimento provocou o mal estar nos funcionários. A equipe CEREST solicitou cópia dos exames laboratoriais dos alimentos, relatório de investigação interna e relatório compilado dos questionários aplicados aos funcionários, solicitou ainda cópia dos cardápios servidos pela empresa nas datas referidas e aguarda entrega dos mesmos. Solicitou do Hospital Municipal, cópia dos prontuários médicos para acompanhamento dos funcionários.

Informamos que continuaremos a monitorar a evolução do agravo a saúde do trabalhador, concluindo o parecer da investigação, emitiremos relatório técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT.