Você está aqui

VII Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca e V Seminário O Trabalho em Debate

Este Seminário tem como objetivo criar um espaço de debate acerca dos resultados de pesquisas que tenham como temática o TRABALHO. A proposta é fomentar o diálogo entre a academia, a comunidade, os organismos governamentais e representantes dos trabalhadores sobre as relações sociais de trabalho e a saúde.governamentais e representantes de trabalhadores a respeito das condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores.

Histórico do evento

Os Seminários de Saúde do Trabalhador de Franca nasceram do protagonismo sindical, especialmente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Calçadista de Franca, mais conhecido como Sindicato dos Sapateiros, situado a Rua Padre Anchieta, bem como de alguns(as) professores(as) da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Franca) e Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto). Caracterizam-se como importantes oportunidades de discussão sobre os efeitos nefastos dos processos e da organização do trabalho para a saúde dos trabalhadores e ao mesmo tempo em que envolvem a sociedade na discussão, pressionam o poder público municipal a estabelecer políticas públicas na área.

Dessa maneira, a apresentação de trabalhos (Resumos e Textos Completos) propicia o registro das pesquisas, do debate crítico e coletivo, a troca de experiências e as discussões da relação trabalho e saúde realizadas no VII Seminário de Saúde do Trabalhador e V Seminário O Trabalho em Debate, realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2010, na UNESP-Franca. É preciso destacar que tais eventos iniciaram-se em 1999, como um debate assistemático, porém com forte ênfase política em relação às condições e processos de trabalho e seus impactos na saúde dos sujeitos que laboram no setor calçadista. Foi quando o Sindicato dos Sapateiros realizou o primeiro Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, na Câmara de Vereadores, e teve como objetivo discutir a baixa resolutividade do modelo ambulatorial ofertado pela saúde pública municipal aos agravos à saúde dos trabalhadores, especialmente em relação aos impasses do crescimento das doenças relacionadas ao trabalho, representadas pelas Lesões Por Esforço Repetitivo (LER)/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

Com o passar do tempo, estes eventos foram ganhando novas dimensões e parceiros, estruturando-se a partir de temáticas mais amplas que atendessem outras demandas além daquelas que eram próprias aos operários do sapato. Passou também a se realizar, periodicamente, de dois em dois anos, com o envolvimento e compromisso de alguns docentes da UNESP – Campus de Franca e da USP – Campus de Ribeirão Preto, especialmente com a colaboração ativa dos (a) Professores (a) Doutores (a) Vera Lúcia Navarro do Departamento de Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto/SP, José Walter Canoas e Ubaldo Silveira do Departamento de Serviço Social da Faculdade de História, Direito e Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UNESP de Franca/SP.

Desde então, as duas universidades e o Sindicato dos Sapateiros vêm discutindo a saúde do trabalhador neste município, envolvendo tanto os técnicos dos serviços de saúde, trabalhadores em geral, e “novos” personagens da vida acadêmica (discentes e docentes) que foram emergindo e se integrando ao grupo de Professores(as) e sindicalistas supracitados na organização e realização destes Seminários.

Assim, em 2003, de 12 a 15 de novembro, quando foi realizado o IV Seminário de Saúde do Trabalhador intitulado “Saúde não tem preço”, o qual abrigou também o “III Seminário de Movimentos Sociais e Cidadania” na UNESP em Franca, contou-se também com a participação da Profª, Dra. e Livre Docente Iris Fenner Bertani (UNESP/Franca), que atua desde este período ativamente na realização e organização destes Seminários e do professor, na época, mestrando Ricardo Lara, do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UNESP-Franca (PPGSS). Já o V Seminário “Saúde não se negocia: garante-se”, realizado de 19 a 21 de novembro de 2006, contou com a participação e envolvimento da doutoranda do PPGSS da UNESP-Franca, Edvânia Ângela de Souza Lourenço, a qual atualmente se mantém incorporada no grupo de professores comprometidos com a realização destes eventos. O “VI Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca” e “IV Seminário O Trabalho em Debate”, ocorrido de 24 a 26 de setembro de 2008, contou com a participação da mestranda Taísa Junqueira Prazeres do Programa de Pós-graduação em Saúde na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e da doutoranda Leia Maria Erlich Ruwer do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UNESP de Franca.

Essa articulação teve como principal produto a realização de seis Seminários. Neste ano, 2009,  o VII Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca e o V Seminário O Trabalho em Debate “Saúde Mental Relacionada ao Trabalho” contou com a participação e envolvimento dos personagens já citados e de “novos”, dos quais é possível citar: Prof. Livre Docente José Fernando Siqueira da Silva, Profa. Livre Docente Raquel Santos Sant’ Ana e Profa. Dra. Onilda Alves do Carmo, do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação da UNESP-Franca.

Neste, propôs-se uma nova empreitada: produzir um livro capaz de não apenas registrar as palestras dos nossos importantes colaboradores, mas, sobretudo, realizar a discussão do campo Saúde do Trabalhador articulada às mudanças, ao processo e relações sociais de trabalho no capitalismo global.

A proposta partiu da necessidade de realizar uma discussão mais ampla, não apenas focada em alguns dos efeitos das condições e relações sociais de trabalho, se restringindo à temática da saúde mental relacionada ao trabalho, ou ainda, à tradicional discussão da saúde dos trabalhadores a partir dos fatores de riscos e dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho já ocorridos ou instalados. Longe disso, o debate ocorrido durante o Seminário, os trabalhos apresentados e os textos ora escolhidos para a publicação no Scielo/Capes buscam recuperar as mediações dialéticas entre trabalho e saúde, explicitar as mudanças do mundo do trabalho e os seus rebatimentos para a organização política dos trabalhadores, perpassando pelo Sindicato e pelo Estado, além de identificar os determinantes sociais dos agravos à saúde dos trabalhadores.

Hoje, diante da ampliação da reestruturação produtiva e da precarização do trabalho, verificam-se mais pessoas adoecendo, porém com maiores dificuldades de provarem a sua condição de doentes pelo/no trabalho.

Os Seminários têm discutido o vínculo entre o ritmo de trabalho, a precarização, os baixos ou ausentes salários, os horários excessivos e o desemprego com os problemas afeitos a saúde do trabalhador. Trata-se de um debate que envolve necessariamente as mudanças do mundo do trabalho e seus reflexos na saúde de quem trabalha, com ênfase para os determinantes sociais que levam ao adoecimento.

É importante registrar que além do livro com os textos dos palestrantes e colaboradores, intitulado O Avesso ao Trabalho II: trabalho, precarização e saúde do trabalhador, publicado pela editora Expressão Popular, 2010, houve todo um esforço da Comissão Organizadora e Científica do evento em publicar e publicizar os melhores textos apresentados durante o Seminário. Assim, dos quase 200 trabalhos recebidos pela Comissão Científica, 59 eram completos, destes 46 foram publicados no CDROM do evento e 38 escolhidos pelo Conselho Editorial, como melhores textos e, portanto, publicados no livro Trabalho, Saúde e Serviço Social: textos apresentados no VII Seminário de Saúde do Trabalhador e V Seminário O Trabalho em Debate, publicado pela editora CRV, 2010.

A partir do apoio da Fundação para Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP – busca-se socializar 41 trabalhos (textos completos) apresentados no Seminário por meio da sua disponibilizão on line, no sistema SCIELO/CAPES. Acredita-se que esta publicação facilita a maior divulgação e a troca de experiências entre os pesquisadores e demais interessados nos vários temas apresentados, conforme os eixos temáticos da apresentação dos trabalhos.

Por fim, registra-se que muitas outras pessoas têm colaborado e participado para o que os Seminários de Saúde do Trabalhador de Franca se tornem realidade, então agradecemos a todos e a todas. Encerra-se este breve histórico dos Seminários com a oportuna citação de Giovanni Berlinguer (1983) [1]

A saúde dos operários é, portanto um problema de todo país. Cada um tem um dever a cumprir, para colocar um fim à demolição psicofísica daqueles que criam as riquezas do país e que estão sujeitos à pior exploração. Os especialistas, as Municipalidades e as Províncias, o Estado, os sindicatos, os estudantes, o movimento operário na sua totalidade, os intelectuais de todas as disciplinas, cada um no seu próprio campo  de ação  pode contribuir para esta finalidade. BERLINGUER, 1983, p. 73.

VII Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca e V Seminário O Trabalho em Debate, setembro de 2010.
Os Organizadores

 

Relação dos trabalhos apresentados no VII Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca e V Seminário O Trabalho em Debate, segundo os eixos temáticos

Eixo 1 Mundo do trabalho e reestruturação produtiva

Relações de trabalho e modo de produção capitalista. DALLAGO, Cleonilda S. T.

A dinâmica do trabalho na formação da vida social. PEREIRA, Wagner Alves

Mundo do trabalho: a particularidade dos trabalhadores de Franca/SP. MUSTAFA, Patrícia Soraya

Faxineiras em um campus universitário. MORALES, Lúcia Arrais

Assédio sexual laboral e suas implicações. TERRUELl, Suelen ChirieleisonBERTANI, Iris Fenner

O processo de angústia no trabalho feminino: reflexões sobre a cidadania adoecida. DORNNELLES, Kelly NishimuraLEHFELD, Neide Aparecida de SouzaENGLER, Helen Barbosa Raiz

O trabalho e o trabalhador idoso. GIAQUETO, AdrianaSOARES, Nanci

Os homens e a construção e reconstrução da identidade de gênero. CARMO, Onilda Alves do

 

Eixo 2 Acidentes, Doenças e Adoecimentos do Trabalho Contemporâneo

A experiência do trabalhador offshore: o caso de operadores de rov COELHO, Larissa de Lima Vieira; PAPARELLI Renata

A saúde do trabalhador da saúde - impactos da reestruturação produtiva no campo da Atenção Básica. MATIAS, Maria Cristina Moreno;WOLFF, SimoneMalinowski, Millien Lacerda

Violência estrutural e a interlocução com insuficiência renal crônica na classe trabalhadora.  SILVA, Márcia Cristina Freitas

Qualidade de vida dos trabalhadores da enfermagem das Unidades de Pronto Socorro de um Hospital Universitário.  ASSUNÇÃO, Heronwaldo BorgesMIRANZI, Sybelle de Souza CastroSCORSOLINI- COMIN, Fabio

Saúde e Segurança no Trabalho em uma associação de reciclagem de Jaboticabal-SP. BRANCALEONI, Ana Paula Leivar; BORGES,  Ana Claudia Giannini

A Reificação Humana: estado indutor da doença e dos acidentes de trabalho INÁCIO, José Reginaldo

Um olhar no tema de homens e masculinidades sobre à  saúde do trabalhador. BARBOSA, Renata Trasse de Oliveira

Marcas de resistência e assujeitamento: os corpos e o cotidiano de mulheres que trabalham na costura de sapatos. FREITAS, Talita Bertanha; RIBEIRO, Daniela de Figueiredo

Trabalho e saúde mental: estudo com trabalhadores da indústria calçadista de Franca (SP). PRAZERES, Taísa Junqueira; NAVARRO, Vera Lúcia

A relação entre saúde e trabalho de médicos do sistema único de saúde do município de Jaguariúna (SP). CHIAVEGATO FILHO, Luiz GonzagaNAVARRO, Vera Lúcia

Saúde dos trabalhadores de instituições bancárias do município de Uberaba-MG
SILVA, Juliana LemosNAVARRO, Vera Lúcia

 

Eixo 3 Seguridade Social, Serviço Social e Saúde do Trabalhador

Invisibilidade social das doenças relacionadas ao trabalho: desafios para a reabilitação profissional. LOURENÇO, Edvânia Ângela de Souza; BERTANI, Iris Fenner

A inserção da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho nas empresas da grande Florianópolis. LARA, Ricardo; ALTHAUS, Ana Paula

A saúde do trabalhador no olho do furacão: interpretação crítica de alguns elementos do pensamento pós-moderno. FERREIRA, Ana Cássia Cople; FREITAS, Clara; SANTOS, Cleusa; COUTINHO, Luciano Rodrigues de Souza

As perspectivas dos segurados atendidos pelo programa de reabilitação profissional quanto à re-inserção ao mercado de trabalho. MAYWALD, Carmen Guardenho; RODRIGUES, Lílian

Pessoas com deficiência e Mercado de Trabalho. SOUZA, Mara Rúbia de; KAMIMURA, Ana Lúcia Martins

O bem-estar subjetivo como dimensão de análise da saúde do trabalhador SCORSOLINI-COMIN, Fabio; RUWER, Léia Maria Erlich

A constituição do corpo do doente mental. PEIXOTO, Paulo Cesar Peixoto; BERTANI,  Íris Fenner

 

Eixo 4 Questão Urbana Questão Agrária e Saúde do Trabalhador

Exploração do trabalho no corte de cana: breves apontamentos do senhor de engenho à agroindústria canavieira do século XXI.FERNANDES, Marcos Paulo Rocha;  LOURENÇO, Edvânia Ângela de Souza;

O mundo do trabalho da agroindústria canavieira: reestruturação produtiva e seus reflexos sobre os cortadores de cana. GUANAIS, Juliana Biondi

A realidade do trabalho rural canavieiro e a necessidade de políticas públicas compensatórias ANDRADE JUNIOR, José Roberto Porto de Andrade Júnior.

 

Eixo 5 Educação e Saúde do Trabalhador

Considerações sobre o impacto de um treinamento a distância na qualidade de vida percebida por funcionários do setor bancário.SCORSOLINI-COMIN, Fabio; RUWER,  Léia Maria Erlich

Trabalho e educação: um debate acerca do cinema de animação nas escolas. PINTO,  Cláudio Vieira

Uma creche em que, as cuidadoras de crianças também requerem cuidados. REGO, Eduardo Figueiredo de Moraes

 

Eixo 6. Sindicato, Movimentos Sociais e Saúde do Trabalho

A orientação sexual e identidade na constituição dos movimentos sociais. AIDAR, Adriana MarquesSANTOS, Fabio Fraga dosBARROS, Jaqueline de MeloSANTOS, Letícia Lucia SilvaAIDAR, Maria Aura Marques

Trabalho Operário: representações sobre passado e presente. FERNANDES, Maria Esther

A trajetória política da CUT: da inovação sindical ao burocratismo. OLIVEIRA, Tito Flávio Bellini Nogueira de

 

Eixo 7. Trabalho e Serviço Social 

A identificação entre a categoria trabalho e o Serviço Social. SILVA, Maria Izabel daSILVA, José Fernando Siqueira da

A centralidade da categoria trabalho no contexto da precarização das relações de trabalho: perspectivas para o Serviço Social. FERRAZ, Anita PereiraGARCIA, July CarlosSILVA, Tatiana Freire da

Serviço Social e trabalho: lutas e estratégias frente à precarização na formação profissional. CAPUTI, LeslianeBENATTI, Lucimara P. dos Santos

Demandas históricas e as respostas profissionais do serviço social: as relações com as esferas socioinstitucionais. NETO, Cacildo Teixeira de Carvalho

"NA SINUCA DE BICO": A Precarização do Trabalho do Assistente Social na Rede de Saúde Mental do Município de Franca. CARVALHO, Larissa Tavares dePASSOS, Rachel Gouveia

O avanço neoliberal no contexto do serviço social: o projeto ético-político enquanto instrumento de defesa. REIS, Ana Paula dos;PASCOAL, Henice de FreitasFRANÇA, Junior, Reginaldo PereiraMARIANO, Valquíria Alves.

 

Fonte: SciElo Proceedings

Referência bibliográfica: 

SEMINÁRIO SAÚDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 7.; SEMINÁRIO O TRABALHO EM DEBATE, 5., 13 a 15 de setembro de 2010, Franca. Seminário Saúde do Trabalhador de Franca. Scielo Proceedings: http://www.proceedings.scielo.br. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=000000011&lng=pt&nrm=iso. Atualizado em 30 jan. 2013. Acesso em: 29 nov. 2018.