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Orientações para elaboração de temas

  • Os termos que compõem os temas se propôem como um manual de referência rápida em com conceitos chave e assuntos relevantes no Campo da Saúde do trabalhador.
    • São elaborados e atualizados com a colaboração de pesquisatores, técnicos e outros atores sociais.
    • Devem, assim servir como ponto de partida para o estudo e não como referência final.
    • Sem almejar um consenso acabado, eles pretentem oferecer a melhor síntese possível no nomento, considerando visões diferentes.
    • São textos breves, não devendo ultrapassar muito uma página.
    • A linguagem deve ser técnica, mas acessível a pessoas não familarizadas com o jargão do campo;
    • Os temas podem incluir assuntos como:
      • Ativifades e setories econômicos ou produtivos;
      • Grupos ou categorias ocupacionais ou profissionais;
      • Agentes ou situações de risco;
      • Processos, movimentos e organizações tecnicas, científicas e do controle social;
      • Processos, atividades e instrumentos para a atuação na atenção ou vigilância.
    • A estrutura do texto e conteúdos multimídia podem variar conforme o tema. De forma geral incluem:
      • Uma introdução ou informações gerais sobre o tema apresentando o interesse ou importãncia do tema;
      • Definição(ões) ou conceituação(ões);
      • Dados e informações epidemiológicas, clínicas, etc.
      • Indicações e referências a conceitos relacionados ao tema. Alguns deles podem ser desenvolvidos como subtemas relacionados;
      • Referências de texto e multimídia (vídeos, fotos, infografos, áudio, etc.
    • Sempre que possível, deve-se vincular informações contidas na base de dados (AEAT, RAIS, SINAN)

    A elaboração do verbete varia bastente comforme o seu tema. Em linhas muito gerais os seguintes passos podem ser propostos:

    1. Definição do núcleo conteitual ou temático: qual é o foco, o que entra.
    2. Definição de estrutura de subtemas: o que é importante e deve ser incluído mas ultrapassa o recorte central.
    3. Levantamento, seleção, organização, indexação e publicação de recursos técnicos e educacionais relacionados.
    4. Elaboração da estrutura básica do conteúdo (por exemplo: conceitos, definições, importância, discussão técnica e científica, dados, e análises)
    5. Difinição de estratégias educacionais (utilização de recursos multimídia e outros)
    6. Elaboração do conteúdo
      • Redação de texto
      • Seleção recursos e conteúdos a serem incorporados (vídeos, áudios, apresentações, etc.)
      • Seleção de recursos complementares a serem referenciados no verbete
      • Produção do conteúdo para validação
    7. Revisão e validação 
    8. Publicação
    9. Atualizações perióticas refazendo todo o ciclo.