Você está aqui
Abas primárias
Orientações para elaboração de temas
- Os termos que compõem os temas se propôem como um manual de referência rápida em com conceitos chave e assuntos relevantes no Campo da Saúde do trabalhador.
- São elaborados e atualizados com a colaboração de pesquisatores, técnicos e outros atores sociais.
- Devem, assim servir como ponto de partida para o estudo e não como referência final.
- Sem almejar um consenso acabado, eles pretentem oferecer a melhor síntese possível no nomento, considerando visões diferentes.
- São textos breves, não devendo ultrapassar muito uma página.
- A linguagem deve ser técnica, mas acessível a pessoas não familarizadas com o jargão do campo;
- Os temas podem incluir assuntos como:
- Ativifades e setories econômicos ou produtivos;
- Grupos ou categorias ocupacionais ou profissionais;
- Agentes ou situações de risco;
- Processos, movimentos e organizações tecnicas, científicas e do controle social;
- Processos, atividades e instrumentos para a atuação na atenção ou vigilância.
- A estrutura do texto e conteúdos multimídia podem variar conforme o tema. De forma geral incluem:
- Uma introdução ou informações gerais sobre o tema apresentando o interesse ou importãncia do tema;
- Definição(ões) ou conceituação(ões);
- Dados e informações epidemiológicas, clínicas, etc.
- Indicações e referências a conceitos relacionados ao tema. Alguns deles podem ser desenvolvidos como subtemas relacionados;
- Referências de texto e multimídia (vídeos, fotos, infografos, áudio, etc.
- Sempre que possível, deve-se vincular informações contidas na base de dados (AEAT, RAIS, SINAN)
A elaboração do verbete varia bastente comforme o seu tema. Em linhas muito gerais os seguintes passos podem ser propostos:
- Definição do núcleo conteitual ou temático: qual é o foco, o que entra.
- Definição de estrutura de subtemas: o que é importante e deve ser incluído mas ultrapassa o recorte central.
- Levantamento, seleção, organização, indexação e publicação de recursos técnicos e educacionais relacionados.
- Elaboração da estrutura básica do conteúdo (por exemplo: conceitos, definições, importância, discussão técnica e científica, dados, e análises)
- Difinição de estratégias educacionais (utilização de recursos multimídia e outros)
- Elaboração do conteúdo
- Redação de texto
- Seleção recursos e conteúdos a serem incorporados (vídeos, áudios, apresentações, etc.)
- Seleção de recursos complementares a serem referenciados no verbete
- Produção do conteúdo para validação
- Revisão e validação
- Publicação
- Atualizações perióticas refazendo todo o ciclo.
- 2838 leituras